Siga o OTD

Ginástica Artística

Brasil confirma presença em duas etapas da Copa do Mundo de ginástica em maio

Um novo ciclo olímpico se inicia, mas os objetivos traçados seguem tão fortes quanto antes. Em 2017, o foco da Seleção Brasileira de ginástica artística masculina e feminina é total no Campeonato Mundial de Montreal, no Canadá, em outubro. Antes disso, os atletas terão pela frente uma série de competições preparatórias. Entre elas, as etapas de Copa do Mundo, como a da Eslovênia e da Croácia, ambas em maio.

Para as competições por aparelhos, a comissão técnica, sob o comando de Marcos Goto, convocou Arthur Zanetti, Francisco Barretto Júnior e Lucas Bitencourt, pelo masculino, e Flávia Saraiva, Rebeca Andrade e Thais Fidelis, pelo feminino.

Nesta quarta-feira (12), os ginastas da Seleção Masculina fizeram uma avaliação interna e o resultado deixou a comissão técnica muito satisfeita. “O resultado deste controle foi muito positivo. Nós observamos que as provas já estão adequadas ao que o novo código de pontuação estabelece e que os ginastas estão buscando incorporar vários elementos de grande dificuldade em suas provas”, contou Marcos Goto, coordenador técnico das Seleções de Ginástica Artística da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG).

Enquanto os meninos fazem a estreia no ano, as meninas já participaram de uma competição na Europa no início deste mês. “Essa será a primeira competição deles no ciclo olímpico. Por isso, agora, o mais importante é testar as séries, que estão com novas dificuldades”, completou o coordenador.

Já as meninas, que estrearam no Trofeo Città di Jesolo, conquistaram quatro medalhas na Itália – prata por equipe, prata no individual geral, com Rebeca, ouro no solo e prata na trave, com Flávia. “As meninas fizeram uma ótima competição e alcançaram resultados muito positivos, especialmente dentro das condições que estavam, levando em consideração que este foi o primeiro evento na temporada. As meninas já enquadraram suas séries ao novo código de pontuação em Jesolo”, explicou Marcos.

Nas etapas da Copa do Mundo, as jovens atletas, entre elas Thais, estreante na categoria adulta, seguem com o trabalho de olho em um futuro próximo. “Agora, vamos em busca de melhorar as notas de partida, tudo pensando no Mundial, nosso principal objetivo no ano”, encerrou Marcos.

Antes de embarcaram para as etapas da Copa do Mundo, a Seleção Masculina vai passar por mais uma avaliação interna com a comissão técnica, enquanto a Feminina fará duas. A etapa da Eslovênia será realizada na cidade de Koper, na Arena Bonifica, de 10 a 14 de maio. Na sequência, os brasileiros embarcam para Osijek, na Croácia, para as provas que serão no Gradski VRT Hall, de 17 a 21 de maio.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Ginástica Artística