Siga o OTD

Volta Olímpica

AO VIVO: Mundial de ginástica direto de Doha

Acompanhe ao vivo o Mundial de ginástica artística direto de Doha, no Qatar, com vídeos e informações em tempo real

Flávia Saraiva conquista medalha de prata no solo na Itália
Abelardo Mendes Jr/rededoesporte.gov.br


Um passo de cada vez. Esse é o lema das equipes brasileiras que irão disputar o Campeonato Mundial de Ginástica Artística de 2018, em Doha (Qatar), de 25 de outubro a 3 de novembro.

Embora conte com ginastas experientes, que já subiram ao pódio em Jogos Olímpicos e Mundiais, a comissão técnica pede foco total dos atletas em cada uma das provas e quer, antes de pensar em chances de medalhas, assegurar um bom número de vagas nas finais.

“A expectativa para 2018 para as equipes brasileiras é avançar ao maior número de finais possíveis, aumentando assim a possibilidade de resultados expressivos”, afirmou Henrique Motta, chefe de delegação e coordenador geral da ginástica artística masculina e feminina da CBG (Confederação Brasileira de Ginástica).

As seleções masculina e feminina fizeram aclimatação de mais de uma semana em Doha e mostraram muito progresso durante esse período.

Tanto no treino de pódio do masculino, na segunda-feira (22), quanto no feminino, nesta quarta (24), o desempenho dos ginastas foi aprovado.

“Os treinamentos de pódio das duas equipes foram muito bons, mas sempre há algo para ser melhorado”, disse Motta.

A equipe masculina entrará em ação na sexta-feira (26), pela subdivisão 10, a partir das 14h (horário de Brasília). Já o time feminino competirá no domingo (28), a partir das 7h30.

A comissão técnica definiu nesta quarta-feira a ordem dos aparelhos na equipe masculina.

Solo: Lucas Bitencourt, Arthur Nory, Arthur Zanetti e Caio Souza; cavalo com alças: Caio Souza, Lucas Bitencourt, Francisco Barreto e Arthur Nory; argolas: Lucas Bitencourt, Caio Souza, Arthur Zanetti e Francisco Barreto; salto: Arthur Nory, Lucas Bitencourt, Arthur Zanetti (dois saltos) e Caio Souza (dois saltos); paralela: Arthur Nory, Lucas Bitencourt, Francisco Barreto e Caio Souza; e barra fixa: Lucas Bitencourt, Arthur Nory, Caio Souza e Francisco Barreto

No ano passado, em Montréal, no Canadá, os ginastas brasileiros atingiram quatro decisões. Thaís Fidélis, com apenas 16 anos e em sua estreia em Campeonatos Mundiais, fez uma excelente apresentação no solo e terminou na quarta posição.

Além de chegar às disputas pelo pódio, outra meta dos brasileiros é terminar entre os 24 primeiros países do mundo para poder participar com equipes completas do Mundial de 2019, quando serão definidas a maior parte das vagas para a Olimpíada de Tóquio, em 2020.

Dos 12 atletas convocados para Doha, dez já disputaram finais de provas individuais em Mundiais ou Jogos Olímpicos. Entre eles estão Arthur Zanetti, dono de um ouro e uma prata nas argolas em Olimpíadas, e Arthur Nory, medalhista de bronze no solo na Rio-2016. Os dois haviam sido poupados do Campeonato Pan-Americano, em setembro.

“Os retornos de Zanetti e Nory fortalecem muito o grupo na disputa por equipes, visto que são ginastas medalhistas olímpicos”, disse Motta.

O time masculino é composto por Nory, Zanetti, Caio Souza, Francisco Barretto, Lucas Bitencourt e Leonardo de Souza. As mulheres irão competir com Anna Júlia Reis, Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Lorrane Oliveira, Rebeca Andrade e Thaís Fidélis.

PROGRAMAÇÃO:

Quinta (25)

2h30 – Cerimônia de abertura

3h – 15h30 – Classificatório masculino

Sexta (26)

3h – 15h30 – Classificatório masculino (Brasil competirá às 14h, na subdivisão 10, ao lado de China, Hungria e Argentina)

Sábado (27)

3h – 15h30 – Classificatório feminino

Domingo (28)

3h – 15h30 – Classificatório feminino (Brasil competirá às 7h30, na subdivisão 9, ao lado de Rússia, Grã-Bretanha, Turquia e Dinamarca)

Segunda (29)

10h – 11h30 – Final por equipes masculina

Terça (30)

10h – 12h – Final por equipes feminina

Quarta (31)

10h – 12h – Final individual geral masculino

Quinta (1)

10h – 11h30 – Final individual geral feminino

Sexta (2)

10h – Solo – masculino

10h30 – Salto – feminino

11h30 – Cavalo com alças – masculino

12h – Paralelas assimétricas – feminino

12h30 – Argolas – masculino

Sábado (3)

10h – Salto – masculino

10h40 – Trave feminina

11h30 – Paralelas – masculino

12h – solo – feminino

12h30 – Barra fixa

Veja os convocados:

GINÁSTICA ARTÍSTICA FEMININA

• Anna Júlia Reis – CEGIN
• Flávia Saraiva – CRF
• Jade Barbosa – CRF
• Lorrane Oliveira – CRF
• Rebeca Andrade – CRF
• Thaís Fidélis – CEGIN
Treinadores: Francisco Porath Neto, Iryna Ilyashenko e Valeri Liukin
Chefe de Equipe: Juliana Fajardo
Fisioterapeuta: Mariana Weschenfelder
Árbitras: Elaine Gueriero e Yumi Sawasato

GINÁSTICA ARTÍSTICA MASCULINA

• Arthur Nory – ECP
• Arthur Zanetti – SERC
• Caio Souza – SBC
• Francisco Barretto – ECP
• Lucas Bitencourt – MTC
• Leonardo de Souza – MTC

Treinadores: Cristiano Albino, Marcos Goto e Ricardo Yokoyama
Chefe de Equipe: Leonardo Finco
Massoterapeuta: Julio Bransford de Oliveira
Médico da Aclimatação: Dr. Breno Schor
Médico do Mundial: Dr. Rodrigo Sasson
Árbitros: Edgard Vernetti Ferreira e Robson Caballero

Mais em Volta Olímpica