Siga o OTD

Ginástica Artística

Seleção feminina realiza treino de pódio no Mundial

Meninas do Brasil vão ao tablado. Competição em Doha começa nesta quinta-feira e vale vaga para o Mundial de 2019 e os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020

Abelardo Mendes Jr/ rededoesporte.gov.br

A equipe feminina do Brasil realizou nesta quarta-feira (24) seu treinamento de pódio no Mundial de Ginástica Artística 2018, em Doha, no Qatar. Este treino é uma espécie de ensaio geral, pois é a única oportunidade para os atletas entrarem no ginásio de competições antes do início da disputa. Com exceção do público, todos os elementos estão lá: árbitros, uniforme de competição, horário de apresentação, iluminação e aparelhos oficiais. Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Lorrane Oliveira, Rebeca Andrade, Thaís Fidélis e a reserva Anna Júlia Reis são as atletas da seleção que foram ao tablado do ginásio Aspire Dome.

O treino de pódio da seleção brasileira masculina foi realizado na última segunda-feira (22), com Arthur Nory, Arthur Zanetti, Caio Souza, Francisco Barretto e Lucas Bitencourt. Eles fizeram o reconhecimento dos seis aparelhos da competição masculina: solo, salto sobre a mesa, cavalo com alças, barras paralelas, barra fixa e argolas. Leonardo Souza é o reserva da equipe.

Vagas no Mundial de 2019 e em Tóquio 2020

O Mundial de Doha é o primeiro evento classificatório para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. As três primeiras equipes se classificam automaticamente para o megaevento no Japão. No Qatar também estão em jogo vagas para o Mundial de Stuttgart em 2019. Os 24 países melhores classificados carimbam o passaporte para a Alemanha no ano que vem.

“Este é o primeiro evento depois dos Jogos Olímpicos Rio 2016 que o Brasil participa com equipe completa. Nosso foco aqui em Doha são as participações do time, tanto no masculino quanto no feminino. O planejamento do ano foi voltado para as competições por equipe – e nosso objetivo é fazer a melhor participação possível”, explica Henrique Motta, chefe da delegação do Brasil no Qatar.

No entanto, há também uma competição individual. Em suas apresentações na prova por equipes, os atletas somam pontos e podem se classificar para a disputa específica de cada aparelho ou no geral.

Cobri os Jogos Olímpicos Rio 2016. Trabalhei no apoio jornalístico das Copas do Mundo Fifa de 2014 e 2018. Documentarista de "O caminho suave". Outras produções fílmicas: "EstatiCidade", "Marcelo Rezende - contador de histórias", "Sala de estar", "Azul" e "A entrevista". Experiência na área de esporte e política, com passagens pela TV Band, Portal da Band e pelo Jornal Gazeta de Santo Amaro.

Mais em Ginástica Artística