Siga o OTD

Futebol

Após perder duas datas-Fifa, Seleção feminina monta agenda de jogos para 2017

O começo do mês de março foi agitado para as seleções femininas espalhadas pelo mundo. Teve a Copa Algarve, a SheBelieves Cup e a Cyprus Cup, além de amistosos pelos cinco continentes. O Brasil, no entanto, não participou de nada. Não joga, aliás, desde o torneio de Manaus que marcou a despedida de Formiga. Tudo porque não houve nenhum planejamento pós-olimpíada para a Seleção Brasileira de futebol feminino. Apesar do atraso, a técnica Emily Lima revelou ao Olimpíada Todo Dia que conseguiu organizar uma agenda e que Cristiane, Marta e companhia voltarão a jogar juntas a partir de abril.

“Quando chegamos em novembro, nosso foco total foi no torneio de Manaus. Pedi isso para a comissão técnica e deu tudo certo. Em janeiro, retornamos no dia 9 para fazer o planejamento e vimos que não havia nada programado para 2017. Já tínhamos perdido a data-Fifa de janeiro e começamos a fazer a correria para tentar não perder a de fevereiro, mas acabou que não encontramos adversários porque a maioria das seleções já tinha concluído o calendário em setembro do ano passado”, explicou Emily Lima.

O Brasil, que era participante costumeiro da Copa Algarve, em Portugal, ficou de fora. A competição, que contou com a participação de 12 seleções, terminou com a Espanha campeã derrotando o Canadá na final. Já a SheBelieves Cup reuniu Estados Unidos, Alemanha, França e Inglaterra e terminou com as americanas levantando a taça com três vitórias em três jogos. Para completar, a Cyprus Cup teve também 12 seleções e a Suíça conquistou o título. Em três competições, 28 países em ação e a Seleção Brasileira sem ter com quem jogar, mas a partir de abril essa situação vai mudar.

“2017 vai ter agora jogo na data fica de abril e em junho também. A gente conseguiu se organizar daqui para frente, mesmo porque recebemos convites dos Estados Unidos e da Austrália para jogarmos torneios lá. As coisas andaram porque nós tivemos um pouco mais de tempo. De abril até novembro está tudo fechado”, garantiu a treinadora da Seleção Brasileira de futebol feminino na entrevista abaixo dado momentos antes de uma palestra dela no Sesc Pinheiros em São Paulo.

Depois da entrevista, a treinadora deu mais detalhes do calendário na palestra que deu no Sesc. Em abril, a Seleção Brasileira de futebol feminino vai jogar em casa contra um adversário sul-americano que ainda não foi definido. Em junho, jogará contra Espanha ou Islândia. Em julho, disputa torneio nos Estados Unidos contra Japão, Austrália e as americanas. Em setembro, vai jogar outro campeonato na casa das australianas junto com a França. Em outubro pega a China e em novembro disputa um torneio na Coreia. Veja abaixo a palestra de Emily Lima. O trecho em que ela fala do calendário está a partir de 1:23:25.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Futebol