Já o Grupo 2 do Brasileirão Feminino conta com três campeões da competição: Ferroviária-SP, Rio Preto-SP e Flamengo. A Locomotiva venceu na edição de 2014, enquanto o time alviverde levantou a taça em 2015 e o Fla ficou com o título do ano passado. Completam a chave: Foz Cataratas/Coritiba, Santos, Vitória, Ponte Preta e São José-SP.

  • Conheça os integrantes do Brasileirão Feminino Grupo 2:

– Foz Cataratas/Coritiba-PR

O Foz Cataratas-PR se apresentou no Brasileirão Feminino pela primeira vez em 2013 alcançando posição expressiva. O clube da cidade de Foz do Iguaçu chegou até a semifinal, mas acabou eliminado pelo campeão daquele ano, Adeco-SP, e ficou com a terceira colocação. Em 2014, levantou o título estadual pela quinta vez seguida, mas não conseguiu dar sequência em nível nacional e se despediu ainda na Primeira Fase. No ano seguinte, chegou até a triunfar na casa dos adversários, mas não aguentou a pressão no Estádio Pedro Basso e também caiu na etapa inicial. No ano de 2016, as Meninas Poderosas – como carinhosamente são chamadas pela torcida – ficaram invictas por seis jogos, mas acabaram saindo do campeonato na Segunda Fase. Para esta temporada, o Foz anunciou parceria com o Coritiba Foot Ball Club visando fortalecer a representatividade da modalidade no estado, sendo o único time paranaense na competição. Fique ligado! A estreia do time comandado por Tchelo será na segunda-feira (13), contra o Santos, na Vila Belmiro.

– Rio Preto-SP

Em sua primeira participação no Brasileiro Feminino, em 2013, o Rio Preto fez forte campanha e chegou até a semifinal do campeonato. No ano seguinte, em 2014, ficou de fora da competição, mas voltou em 2015 pronto para mostrar a força do Jacaré. Foram sete vitórias, cinco empates e duas derrotas até levantar o caneco e soltar o grito de campeão. Com altas expectativas sobre o time da cidade de São José do Rio Preto, a equipe comandada por Francisco Inojo voltou a se apresentar bem na edição de 2016 e, mais uma vez, participou da final. Dessa vez, quis o destino que o Flamengo conquistasse o título após reverter vantagem. Para 2017, o Verdão anunciou ao menos 11 reforços, mas ainda conta com peças importantes como a artilheira do último Brasileiro com dez gols, Millene Fernandes. O primeiro desafio do Rio Preto será contra a Ferroviária, fora de casa, no domingo (12).

– Santos-SP

O Santos começou a disputar o Brasileiro Feminino em 2015. Em sua primeira participação, caiu na Segunda Fase. No ano seguinte, não conseguiu nem repetir este desempenho, e acabou eliminado na Primeira Fase. Apesar desses resultados, o Santos é uma das mais vitoriosas equipes do país. Em seu currículo, estão duas conquistas da Taça Libertadores da América, em 2009 e 2010. Presente nos dois títulos, a meio-campista Maurine é uma das apostas do time treinado por Caio Couto para a temporada. O Santos está se preparando há cerca de um mês para o início da competição. O último teste das Sereias da Vila terminou com vitória: 3 a 0 em um jogo-treino contra o Audax, que integra o Grupo 1 do Brasileiro Feminino. O Santos estreia no dia 13 de março, diante do Foz Cataratas, no Paraná.

– Flamengo-RJ

Atual campeão brasileiro, o Flamengo conquistou o título em sua segunda participação no torneio. Em 2015, o Fla parou na Segunda Fase. Na temporada passada, o Rubro-Negro também conquistou o Campeonato Carioca. Em busca do bi, o clube passou por uma reformulação em seu elenco, que perdeu peças importantes da última conquista. Entre os destaques do time, está a zagueira Tânia Maranhão, que teve passagem marcante pela Seleção Brasileira. Na última convocação da Seleção Brasileira, só com jogadoras do Sudeste, a técnica Emily Lima escolheu três atletas do Fla: a goleira Maike, a zagueira Karen e a atacante Nathane. O Flamengo estreia no sábado (11), diante do Vitória, no Manoel Barradas, em Salvador.

– Vitória-BA

Pelo segundo ano consecutivo, o Vitória participa do Brasileirão Feminino. Em 2016, a equipe não conseguiu passar da primeira fase. O mesmo aconteceu na Copa do Brasil em 2015. Já nessa temporada, sob os olhares atentos da treinadora da Seleção Brasileira Emily Lima, o Leão conquistou o Campeonato Baiano com uma campanha vitoriosa e apenas uma derrota em dez jogos. Para a competição nacional, o Rubro-Negro contratou sete reforços que se juntaram ao elenco campeão estadual. Logo na primeira rodada do Brasileiro, as Leoas terão pela frente o Flamengo, detentor da taça do Brasileiro Feminino do ano passado. O confronto entre os rubro-negros baiano e carioca acontece sábado (11), no Barradão, e será a partida de abertura da competição.

– Ponte Preta-SP

A Ponte Preta participa pela primeira vez do Brasileirão Feminino. A novidade da equipe para a temporada é a parceria com a Prefeitura de Valinhos (SP) através da Secretaria de Esporte do município. Com isso, o Valinhos Futebol Feminino se tornou a Macaca. Sob o comando da treinadora Ana Lúcia Gonçalves, que possui a Licença C da CBF para treinar times de futebol, o elenco conta com algumas jogadoras que já tiveram passagens pelas seleções de base e, mais recentemente, pela Seleção Principal, como a meio-campista Antônia, que esteve presente na primeira convocação da técnica Emily Lima. O Alvinegro faz sua estreia na competição no próximo domingo (12), fora de casa, diante do São José-SP.

– Ferroviária-SP

A estreia da Ferroviária no Brasileirão Feminino foi em 2014, onde a Locomotiva terminou campeã invicta da competição. Classificada para a Libertadores, não fez feio: tornou-se campeã do torneio sul-americano no ano seguinte. Porém, nas edições seguintes do Brasileiro, o ritmo não seguiu o mesmo. Em 2015, o time não passou da primeira fase. Em 2016, foi eliminado na fase semifinal. Na edição desse ano, a Ferroviária entra com um grupo mesclado de jogadoras experientes e novatas. A goleira Luciana e a meia Raquel renovaram com o clube, enquanto a atacante Rafaela Travalão – que atuou pela Seleção Feminina Permanente – está de volta ao time de Araraquara. Outras contratações são a volante Carol Tavares e a atacante Kamila Chaves, vindas do América-MG, e a lateral-esquerda Raquel Julião, ex-Francana. A estreia da Ferroviária no Brasileirão 2017 será contra o Rio Preto, no domingo (12), na Fonte Luminosa.

– São José-SP

O clube de São José dos Campos (SP) participa do Brasileirão Feminino desde a primeira edição, em 2013, quando foi vice-campeão. No ano seguinte, parou na primeira fase. Em 2015, ficou novamente em segundo lugar. Já em 2016, saiu na semifinal. Para este ano, a principal novidade é o retorno do técnico Márcio Oliveira, que iniciou sua carreira de treinador justamente no clube joseense, em 2003, e levou o time às suas principais conquistas. Apesar da reformulação do elenco, jogadoras experientes seguem no clube, como a goleira Thaís Helena, as zagueiras Bagé e Gislaine Boneco, a volante Pepê, a meia Rita Bove, e as atacantes Carlinha, Ludmila e Luize Nery. Entre algumas das novatas, estão as goleiras Michelle Grandis e Taty Amaro, a zagueira Joseane e a meia Lia. Além disso, o treinador promoveu jogadoras da base para a disputa da competição. As meninas da Águia do Vale estreiam no Brasileirão contra a Ponte Preta, no domingo (12), no Martins Pereira.