Siga o OTD

Futebol

Veja as fotos da seletiva de Futebol Feminino da CBF em Araraquara

No último final de semana, o CBF Social viveu momentos marcantes em Araraquara (SP). Em parceria com a Prefeitura da cidade, o projeto levou o pacote de educação esportiva para profissionais da área e crianças e adolescentes e promoveu uma Seletiva de Futebol Feminino, fundamental para o desenvolvimento da modalidade, na região.

Na sexta-feira (3), foram realizados os Workshops CBF Social, divididos em manhã, tarde e noite, na Universidade de Araraquara (UNIARA), no Auditório José Araújo Quirino dos Santos. No primeiro turno, o tema foi saúde. Presidente da Comissão de Controle de Doping da CBF, Fernando Solera, abriu o evento. Na sequência, com o tema Monitoramento da Carga Interna do Treinamento em Tempo Real, André Luiz Berzoti, especialista em fisiologia do exercício, discorreu sobre o tema. Após um intervalo para interação entre os participantes, o fisioterapeuta Júlio César Dias apresentou a palestra Importância da Estruturação e da Integração dos Departamentos Clínicos de um Clube de Futebol. Fechando a manhã, Aline Pellegrino, ex-atleta da Seleção e Coordenadora do Departamento de Futebol Feminino da Federação Paulista de Futebol, falou sobre a prevenção de lesões. Foram 187 participantes.

Com 175 pessoas na plateia, à tarde, o tema foi o futebol na infância e adolescência. O técnico da Seleção Brasileira de Futsal e instrutor FIFA da modalidade, PC de Oliveira, começou com o tema “Futsal. A base do Futebol Brasileiro?”. Coordenador das categorias de base da Ferroviária-SP, Roberto Nascimento Braga da Silva, apresentou o “Seleção, formação e promoção de talentos no futebol – do futebol de rua ao alto rendimento” e o Secretário-geral da CBF, Walter Feldman falou sobre o CBF Social.

O futebol feminino fechou o ciclo de Workshops com 190 pessoas acompanhando. Marco Aurélio Cunha, Coordenador de Futebol Feminino da CBF, falou sobre a modalidade no Brasil. Na sequência, Doriva Bueno, técnico da Seleção Brasileira Feminina Sub-20, explicou como funciona a Seletiva da Seleção. Aline Pellegrino encerrou as palestras discorrendo sobre os projetos de Desenvolvimento do Futebol Feminino da Federação Paulista de Futebol.

No Estádio Municipal Cândido de Barros, no bairro Jardim Botânico, no sábado (4), 120 meninas das categorias Sub-15, Sub-17 e Sub-20 participaram da Seletiva da Seleção Brasileira Feminina. A técnica da equipe principal da Canarinho, Emily Lima, foi uma das avaliadoras. Os comandantes da Sub-17, Luizão, e da Sub-20, Doriva Bueno, também estiveram presentes, além do coordenador Marco Aurélio Cunha.

Novamente no Cândido de Barros, as melhores da Seletiva continuaram a atividade no domingo (5). Em seguida, cerca de 150 crianças com idade entre 9 e 13 anos participaram do Festival de Futebol CBF Social. Com o gramado dividido em oito partes, os exercícios da já conhecida metodologia do projeto passaram não só um aprendizado esportivo, mas também lições de vida aos jovens.

Créditos: João Carlos dos Santos

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Futebol