Siga o OTD

Futebol

Seleção feminina disputa primeiro amistoso depois do quarto lugar na Olimpíada

A Seleção Brasileira, quarta colocada na Olimpíada do Rio de Janeiro, volta à ativa nesta sexta-feira. As comandadas do técnico Oswaldo Alvarez, o Vadão, vão fazer um amistoso contra a França em Grenoble às 16h no horário de Brasília. A cidade que vai receber a partida fica a 545 quilômetros de Paris e o Stade des Alpes, local do duelo, tem capacidade para 20.068 torcedores e costuma receber jogos de futebol e rúgbi.

As duas seleções se acostumaram a se enfrentar nos últimos anos, sempre visando à preparação para a Copa do Mundo ou para os Jogos Olímpicos, apesar de terem se enfrentado apenas uma vez nessas competições: no Mundial de 2003, quando o jogo terminou 1 a 1.

Em 2013, foram dois amistosos em março, na França. O primeiro, em Rouen, ficou em 2 a 2, com dois gols de Giovânia. Na segunda partida, em Nancy, o resultado foi 1 a 1, com gol contra das francesas.

Em 2014, em junho, no primeiro jogo do técnico Vadão no comando da Seleção Brasileira, o confronto na Guiana Francesa terminou em empate sem gols. No fim do mesmo ano, em novembro, o Brasil estava desfalcado de seis jogadoras que vinham atuando como titulares, e o jogo ficou 2 a 0 para as donas da casa, em Lyon. No ano passado, o amistoso em setembro foi 2 a 1 para a seleção francesa, em Le Havre, na França, com gol de Poliana para o Brasil.

Para a partida desta sexta, o grupo se encontrou na quarta-feira. Foi dia de matar saudade. A delegação vinda do Brasil – comissão técnica e as jogadoras Formiga, Bárbara, Maurine, Rilany, Thaisa e Camila – se encontrou com Mônica, Bruna e Marta no Aeroporto de Lyon. Ao chegar no hotel em Grenoble Andressa Alves, Raquel, Rafaelle, Andressinha, Poliana, Debinha e Bia já esperavam pelo resto. No fim da tarde, Juliete, Érika e Tamires se uniram à equipe. A goleira Aline se apresentou nesta quinta-feira pela manhã.

O grupo que vai para o jogo não é exatamente aquele que foi convocado inicialmente por Vadão. Por conta de lesões, o técnico teve que fazer algumas alterações. O principal desfalque será a atacante Cristiane. A jogadora foi reavaliada pelo departamento médico de seu clube, PSG, e ainda está em recuperação da lesão muscular sofrida nos Jogos Olímpicos. Também tiveram que ser desconvocadas Fabiana e Thaís Guedes, que sofreram lesões musculares. Para os lugares das três, foram chamadas a zagueira Bruna Benítes, a lateral Rilany e a meio-campista Maurine.

Confira a lista das convocadas pelo técnico Vadão para o confronto contra as francesas:

Goleiras: Bárbara e Aline

Zagueiras: Mônica, Rafaelle, Bruna e Érika

Laterais: Tamires, Poliana, Camila e Rilany

Volantes: Thaisa, Formiga e Andressinha

Meias-atacantes e atacantes: Marta, Maurine, Juliete, Andressa Alves, Beatriz Zaneratto, Debinha e Raquel.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Futebol