Siga o OTD

Futebol

Palmeiras Sub-17 goleia Real Madrid e conquista Mundial

Marta Sanchis

Sub-17 do Palmeiras faz história e conquista o título inédito do Mundial de Clubes, em Madrid, na Espanha, com direito a goleada de 4 a 2 sobre o Real Madrid 

Nesta quarta-feira (6), o Palmeiras sub-17 goleou o Real Madrid por 4 a 2 e sagrou-se campeão do Mundial de Clubes da categoria. Os gols foram marcados por Gabriel Silva, Gabriel Veron, Fabrício e Luan Cândido. Invicto, o time teve como principal destaque individual o atacante Gabriel Veron, que foi eleito o melhor jogador da competição e ainda terminou o torneio como artilheiro (nove gols).

O Alviverde apresentou o melhor futebol, encantou as equipes rivais e venceu a competição de forma incontestável. A campanha teve cinco vitórias e um empate, com 29 gols marcados (melhor ataque) e somente sete sofridos. Além de Palmeiras e Real Madrid, participaram do torneio Atlético de Madrid, Barcelona e Leganés, da Espanha; Tokushima Vortis, Club Ford e JEF United, do Japão; Olympique de Marseille, da França; Santos, do Brasil; Steaua Bucaresti, da Romênia; e Altinordu FK, da Turquia.

O Palmeiras fez um grande jogo e dominou completamente o time espanhol – o primeiro tempo foi um atropelo verde para cima do Real: 3 a 0. Gabriel Silva abriu o placar aos 14 minutos, completando uma linda jogada de Gabriel Veron invadindo a área pela esquerda. Aos 19, Gabriel Veron anotou mais um aproveitando cruzamento por trás da zaga merengue, e Fabrício marcou o terceiro com uma bomba dentro da área, após passar pela marcação.

Um gol logo no início do segundo tempo deu ânimo ao Real Madrid, que tinha apoio da torcida, mas o Verdão tentou responder com mais uma grande jogada de Veron pela ala esquerda. Desta vez, o goleiro espanhol agarrou. Aos 20 minutos, Luan aproveitou bobeira da defesa do Real Madrid, dividiu de carrinho com o goleiro e fez 4 a 1. Um gol que definiu de vez a vitória e colocou o mundo nas mãos dos garotos do Palmeiras. O clube merengue ainda descontou nos minutos finais, mas parou por aí.

O Verdão encarou dois confrontos difíceis nos mata-matas até a decisão. Na semi, bateu o Altinordu, da Turquia, por 2 a 0, e nas quartas passou pelo Olympique de Marseille, da França, com goleada por 3 a 0. Na primeira fase, os garotos do Palmeiras atropelaram os japoneses do Tokushima Vortis, por 10 a 1, empataram em 2 a 2 com o Atlético de Madrid, com um jogador a menos desde o primeiro tempo, e venceram o Steaua Bucaresti, da Romênia, por 8 a 2.

Foi a segunda final disputada entre Palmeiras e Real Madrid na história do Mundial de Clubes Sub-17 – desta vez, com final feliz. Em 2016, o Verdão chegou à decisão logo em sua estreia no torneio e foi vice-campeão depois de empatar em 2 a 2 com os espanhóis e ser superado nos pênaltis. No ano passado, o Alviverde parou nas semifinais diante do Benfica.

O título coroa também o grande momento vivido pelas categorias de base do Palmeiras. Em 2017, foram 16 títulos e oito vice-campeonatos em 38 competições – somente nos primeiros meses de 2018, já são 12 títulos conquistados. O clube ainda fez história novamente no ano passado ao alcançar as finais do Campeonato Paulista com todas as categorias, terminando com três taças, e vencer o título inédito da Copa do Brasil Sub-17 no Pacaembu.

Com o Mundial Sub-17, já são sete títulos conquistados no exterior pela base em 2018. Na Holanda, o Sub-20 venceu em maio o Terborg Toernooi, em Terborg. Na Itália, o Sub-15 venceu o We Love Football, em Bolonha, e o Sub-17 foi bicampeão da Scopigno Cup, em Rieti. No Japão, foram três títulos: o Sub-14 levou o Tokyo Youth Football Tournament, o Sub-12 venceu a Copa Toreros, em Shizuoka, e o Sub-16 faturou o Saitama Football Festival.

Palmeiras Sub-17: Lucas Bergantin; João Salles (Geovane), Henri, Kaique Mafaldo e Gabriel Ramos (Renan); Bruno Tatavitto e Geílson; Gabriel Silva (Ramon), Luan Cândido (Marcos Dias), Gabriel Veron e Fabrício (Fabinho). Técnico: Artur Itiro.

Mais em Futebol