Siga o OTD

Futebol

Corinthians vence 1º jogo do futebol feminino na Arena

 Corinthians estreia pelo Campeonato Brasileiro de futebol feminino vencendo o São Francisco, da Bahia.

Na tarde desta quarta-feira (25), o time feminino do Corinthians entrou para a história da equipe alvinegra. Recebendo o São Francisco, da Bahia, a equipe atuou pela primeira vez na Arena em Itaquera, zona leste de São Paulo. A partida, válida pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro da categoria, foi vencida pelas donas da casa, por 4 a 1.

No primeiro tempo, só deu Corinthians. A meio-campista Grazi, dona da camisa 7, abriu o placar para o Timão aos nove minutos. Aos 17, foi a vez da atacante Adriana, camisa 16, marcar o seu. Dez minutos depois, outra atacante encontrou o caminho do gol: Millene, camisa 14. Aos 44 minutos, porém, o primeiro tento do São Francisco. Chances não faltaram para aumentar a vantagem corinthiana, mas o placar da etapa inicial da partida ficou assim, 3 a 1.

Já no segundo tempo da partida, a torcida presente na Arena – quase 4. 000 pagantes, somente nos setores norte e oeste inferior, os únicos comercializados para esta quarta – só viu um gol aos 23 minutos, de Cacau, camisa 13, para o Corinthians. E foi só, apesar das chances, o placar ficou em 4 a 1 para o Timão. “A equipe tem trabalhado bastante para apresentar cada vez mais um futebol melhor”, disse o técnico Arthur Elias após a partida.

As jogadoras do Corinthians entraram em campo com o uniforme preto e branco estampado com frases machistas, retiradas da internet. A ação #CaleOPreconceito, fruto de uma parceria entre departamento de marketing e o de comunicação do clube, busca debater o preconceito no esporte e também discutir a falta de incentivos ao futebol feminino. Nos letreiros da arquibancada, a hashtag #RespeitaAsMinas era exibida.

“Para mim, o mais importante não é cobrar daqueles que estão dentro do futebol feminino. O mais importante é quem não está fazendo o futebol feminino olhar para isso e pensar ‘estou muito atrás’. Eu não tenho dúvida de que esse é o caminho”, considerou o treinador.

Com o resultado na estreia, o Corinthians conquistou os primeiros três pontos no Campeonato Brasileiro de futebol feminino. O clube paulista está no Grupo 1 do campeonato nacional, ao lado de Ferroviária (SP), Iranduba (AM), Kindermann (SC), Pinheirense (PA), São Francisco (BA), São José (SP) e Sport (PE).

Jornalista baiana, soteropolitana, faconiana. Mestrado em jornalismo esportivo pela St. Mary's University, do Reino Unido. Bolsista Chevening 2015/2016.

Mais em Futebol