Siga o OTD

Futebol

Retrospectiva: Maracanã explode de alegria para comemorar o ouro inédito

Neymar Maracanã

Era o único título que faltava para a Seleção Brasileira de futebol masculino e ele foi conquistado dentro de casa, no Maracanã, um dos principais templos do esporte mundial. Não faltou emoção e sofrimento. Se o Brasil saiu na frente com um golaço de falta de Neymar, a Alemanha empatou no segundo tempo com Meyer. A igualdade permaneceu na prorrogação e a medalha de ouro do torneio olímpico de futebol da Olimpíada do Rio de Janeiro foi decidida nos pênaltis. Depois de quatro cobranças impecáveis de cada lado, Weverton pegou o chute de Petersen. Restou ao craque Neymar bater o último pênalti com categoria para o Maracanã explodir de alegria. Assista abaixo aos melhores momentos da decisão.

O momento mais emocionante da Olimpíada aconteceu nas duas últimas cobranças de pênalti. Weverton e Neymar se transformaram em heróis. Reveja no vídeo abaixo os momentos decisivos da final do futebol masculino da Olimpíada do Rio de Janeiro.

A caminhada até a final, no entanto, não foi fácil. O Brasil não começou bem na Olimpíada. Nos dois primeiros jogos, dois empates por 0 a 0 contra África do Sul e Iraque. Veja no vídeo a seguir a defesaça do goleiro sul-africano depois de um chute de Neymar. Se essa bola tivesse entrado logo na estreia, a caminhada na primeira fase certamente teria sido mais tranquila.

Depois dos dois empates iniciais, o Brasil teve a classificação para as quartas-de-final da Olimpíada ameaçada. Mas, na última rodada da primeira fase, finalmente o time comandado por Rogério Micale jogou bem e goleou a Dinamarca por 4 a 0.

No primeiro confronto pelo mata-mata olímpico, o Brasil encarou a Colômbia e venceu por 2 a 0. Até esta partida, Neymar não tinha balançado a rede nenhuma vez. Seu primeiro gol na competição abriu o caminho para a vitória nas quartas-de-final numa cobrança de falta. Reveja o golaço.

Na semifinal, o Brasil não deu nenhuma chance para Honduras. O primeiro gol demorou apenas 14 segundos para sair. Marcado por Neymar, foi o gol mais rápido da história das Olimpíadas. Veja como foi.

No restante da partida, a Seleção transformou sua superioridade em gols, e saiu de campo com uma goleada por 6 a 0. Neymar ainda marcou mais um, em cobrança de pênalti. Gabriel Jesus (2), Marquinhos e Luan completaram a goleada.

O resultado garantiu o Brasil na final para a consagração contra a Alemanha. Um título que recuperou a auto-estima do futebol brasileiro. Um título com a cara do craque Neymar, o melhor jogador da Olimpíada. Assista abaixo o vídeo dos melhores momentos do atacantes nos Jogos do Rio de Janeiro.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Futebol