Siga o OTD

Futebol

Seleção sub-17 feminina retorna aos trabalhos após 6 meses

Grupo fará período de treinamentos na Granja Comary visando preparação para Sul-Americano em novembro

Seleção Feminina Sub-17, comandada por Simone Jatobá, faz testes físicos no Centro de Excelência
Trabalho na Granja Comari visa disputa do sul-americano em novembro (Laura Zago/CBF)

Após seis meses apenas de trabalhos remotos a seleção brasileira feminina sub-17 irá retornar aos campos. Sob o comando da técnica Simone Jatobá, a equipe se reuniu para um período de treinos na Granja Comary, em Teresópolis (RJ), até o próximo dia 9 de setembro.

O trabalho feito no centro de treinamento servirá como preparação para a disputa do Campeonato Sul-Americano da categoria, previsto para acontecer em novembro, no Uruguai.

“A expectativa, a vontade e a emoção de retornar são imensas. Passamos por um momento tão difícil e essa volta está sendo muito diferente, mais valorizada, com vontade de trabalhar mais”, conta Simone, treinadora da seleção feminina sub-17. 

+ Palmeiras anuncia chegada de Camilinha por empréstimo

Antes da paralisação do futebol mundial por conta da pandemia do coronavírus, a seleção sub-17 chegou a se reuniu duas vezes para treinos e jogos amistosos. Na época, a equipe enfrentou as seleções do Peru, Áustria e Portugal. Mesmo com tanto tempo de inatividade, a comissão técnica da categoria não deixou de trabalhar nesse período.

Atletas tem realizado testes físicos antes de retomada no campo
Atletas tem realizado testes físicos antes de retomada no campo (Laura Zago/CBF)

“Continuamos fazendo o nosso trabalho de casa, tínhamos reuniões todos os dias para planificação. Nós fizemos um histórico das 51 atletas já convocadas para a seleção, detalhando a parte mental, técnica, física e psicológica. Também elaboramos nossas reuniões de programação e de treinamentos. Trabalhamos muito de casa para que pudéssemos retornar e colocar tudo em dia, como estamos fazendo agora”, destaca. 

Como os treinos dos clubes também paralisados devido a pandemia, as atletas da seleção do feminino sub-17 passaram por um logo período realizando atividades individuais e improvisadas, sem irem a campo. Por isso, a comissão técnica planeja uma retomada gradual das atividades com bola para que este retorno que não gere lesões às atletas. Nesta semana, todas passarão por testes clínicos e físicos. 

+SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

“Essa etapa de treinos será muito importante, porque muitas estavam paradas e as competições nessa categoria diminuíram. Essa convocação será um período de preparação e também conhecimento dos limites das atletas, priorizando o Campeonato Sul-Americano”, explica.

A convocação da seleção Sub-17 do feminino respeita um rigoroso protocolo médico. Para receber a delegação, a Granja Comary passou por significativas mudanças na estrutura e na rotina dos funcionários. Além do uso obrigatório de máscara e álcool em gel, diariamente todos responderão um questionário epidemiológico para avaliação da saúde. O Centro de Treinamento também passará por sanitização duas vezes na semana. 

Mais em Futebol