Siga o OTD

Futebol

Em reunião nada pacífica, destino da Serie A segue indefinido

Após cinco horas de discussão com muito bate-boca, dirigentes não chegaram a decisão sobre a volta do campeonato italiano feminino e marcaram uma nova reunião para segunda-feira (8) com presença do presidente da federação nacional

Em reunião nada pacífica, destino da Serie A segue indefinido
Torcida da Juventus em partida da Serie A feminina. Retorno segue indefinido (Instagram/figcfemminile)

A assembleia extraordinária convocada para a definição do Campeonato Italiano de futebol feminino, ocorrida nessa quinta-feira (4), teve muitas discussões, não deu em nada e nenhuma proposta para o retorno da Serie A feminina foi aceita.

Reunião à italiana

Segundo o site Calcio Feminino, o encontro online durou mais de cinco horas e não foi nada pacífico. No melhor estilo italiano, ficou marcada por muita gritaria e bate-boca entre os dirigentes.

As informações dizem que os times “menores” não aceitaram as propostas do protocolo de segurança e saúde apresentadas para o reinício do campeonato e as vetaram. Há, entretanto, o desejo de retornar aos gramados por parte destes clubes.

Presidente vem aí

Por esse motivo, uma nova reunião online foi marcada para a próxima segunda-feira (8). Nesse novo encontro haverá a participação de Gabriele Gravina, presidente da federação nacional de futebol. Caberá a ele a decisão final sobre o destino do Campeonato Italiano feminino.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Juventus, Milan e Sassuolo já retornaram atividades, levando em consideração as normas de segurança e saúde. Contudo, times que contam com jogadoras estrangeiras, como é o casa da Roma, de Andressa Alves, terão problemas por conta da necessidade de retorno das atletas para a Itália.

O retorno da Serie A feminina segue indefinido. Após reunião com muito bate-boca e nada pacífica nessa quinta-feira, o Campeonato Italiano segue sem definição
Andressa Alves, atuando pela Roma. Retorno da Série A feminina segue indefinido (Instagram/andressaalvesoficia)

O grupo de céticos com o possível retorno da Serie A feminina aumenta cada vez mais. A ex-treinadora do Milan Carolina Morace, por exemplo, declarou que não vê motivos para retomar o campeonato, principalmente pelas diferenças entre os clubes. 

Mundos Distintos

Se no italiano feminino de futebol ainda se tem uma indefinição, no masculino é diferente. De acordo com o ministro do Esporte do país, Vincenzo Spadafora, a primeira divisão da modalidade retornará no dia 20 de junho. Além disso, existe a possibilidade da Copa Itália ser disputada nos dias 13 e 20 do mesmo mês.

+ Japão terá liga de futebol feminino a partir de 2021

Outros países europeus

Diferente do que aconteceu Itália, que segue com seus torneios suspensos, em países como Espanha e Inglaterra a atual temporada foi declarada como encerrada. Na Terra da Rainha, o Chelsea foi coroado como o campeão inglês. Na Espanha, o Barcelona ficou com o título e o Atlético de Madrid, da brasileira Ludmilla, garantiu vaga na Champions League.

+ Confrontos da Challenge Cup da NWSL são definidos após sorteio

Outras ligas europeias importantes já retornaram ou estão em vias de. Na Alemanha, por exemplo, o time de Letícia Santos reestreou com vitória na Bundesliga feminina.

O campeonato sueco, onde joga a brasileira Fernandinha, ainda não havia sido iniciado quando a pandemia atingiu o mundo. Seu início, portanto, foi adiado e agora ocorrerá no dia 27 de junho.

Mais em Futebol