Siga o OTD

Coronavírus

Liga dos EUA libera treinos individuais em campo aberto

Treinos acontecerão de forma individual num primeiro momento; atividades coletivas serão liberadas no dia 16

Com Marta em campo, Orlando Pride segue sem vencer na NWSL
Jogadoras que atuam no futebol dos EUA poderão voltar a treinar (Foto: Divulgação)

A liga de futebol feminino dos Estados Unidos liberou nesta quarta-feira (06) as equipes para disponibilizarem campos de treinamento próprio para as atletas realizarem atividades individuais voluntárias. Os treinos coletivos estão marcados para voltar a partir do dia 16 de maio.

Segundo o comunicado divulgado pela liga, as atletas que participarem destes treinamentos precisarão respeitar os protocolos do governo além de manter a distância social dos profissionais que as acompanharão.

O treinamento só pode ser feito em locais abertos. Academias, vestiários e outras instalações do clube seguirão fechadas. As únicas atletas liberadas a terem acesso a essas áreas são as que estão recebendo tratamento médico.

+ Apesar de adiamento, Duda se mantém positiva sobre 1ª Olimpíada

Ainda segundo a publicação, as jogadoras precisarão passar por uma fiscalização sobre os sintomas da Covid-19, enquanto os clubes serão obrigados a desinfetar superfícies comumente tocadas todos os dias.

Atualmente duas brasileiras defendem equipes de futebol feminino dos Estados Unidos. O principal nome da modalidade é Marta, que atua no Orlando Pride. A meia Debinha joga pelo North Carolina Courage.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Os Estados Unidos são o país com mais casos confirmados de pessoas infectadas pelo coronavírus. Até terça (05) foram registrados 1.237.633 casos no país, que resultaram na morte de 72.271 pessoas. Somente na terça-feira, 2.350 faleceram em decorrência da doença.

Indefinições no resto do planeta

Se nos EUA a volta aos treinos já começa caminhar, não se pode dizer o mesmo de outros países. Na Itália, onde atuam as brasileiras Andressa Alves, na Roma, e Maria Alves, Juventus, os torneios de futebol feminino tiveram a suspensão ampliada para, pelo menos, o 17 de maio.

Já na Suécia, onde atual a brasileira Fernandinha, no Pieta, a retomada dos treinos ainda segue indefinida. Segundo informações publicadas pelo site Calcio Femminile, há uma data prevista para o reinício da competição local: 14 de junho.

Daiane Rodrigues futebol feminino
Liga Portuguesa é recheada de brasileiras como Daiane (Foto:Instagram/daiane.rodrigues02)

Novo formato em Portugal

Em Portugal, apesar de não existir uma definição para quando a bola voltará a rolar, a Federação local divulgou que a partir da próxima temporada a liga passará por mudanças importantes. A partir da próxima temporada, o torneio passará a ser disputado por 20 equipes, sendo oito a mais em comparação com a última temporada.

A mudança acontece para que essas novas equipes possam fazer parte do programa de apoio às equipes de futebol feminino feito pela federação. Dessa forma, o número de atletas ajudados pela ação passa a quase dobrar pela entrada dessas oito novas equipes.

Mais em Coronavírus