Siga o OTD

COB

Zagallo é eleito para o Hall da Fama do COB

Lendário jogador etreinador da seleção brasileira é a primeira personalidade do futebol a entrar para o Hall da Fama do COB

Zagallo - Hall da Fama COB
Zagallo foi campeão da Copa do Mundo como jogador, treinador e assistente (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

Mário Jorge Lobo Zagallo continua fazendo história. Na terça-feira (28), o lendário treinador da seleção brasileira de futebol foi eleito para fazer parte do Hall da Fama do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e é a primeira personalidade do futebol a integrar o grupo de homenageados.

Zagallo é um dos nove nomes anunciados pelo COB como os mais novos integrantes de seu Hall da Fama. A seleção de homenageados deste ano conta ainda com: Adhemar Ferreira da Silva (atletismo), Aída dos Santos (atletismo), Aurélio Miguel (judô), Bernard Rajzman (vôlei), Reinaldo Conrad (vela), Sebastián Cuattrin (canoagem velocidade), Tetsuo Okamoto (natação), Wlamir Marques (basquete), além do treinador Nelson Pessoa (hipismo saltos).

+Nadador Tetsuo Okamoto é eleito para o Hall da Fama do COB
+‘Diabo Loiro’, Wlamir Marques entra para o Hall da Fama do COB

Zagallo detém o recorde de títulos das Copas do Mundo em geral. Foi campeão como jogador em 1958 e 1962, ganhou a competição como treinador em 1970 e depois como assistente técnico em 1994, totalizando quatro conquistas em três funções diferentes.

Até hoje, ele é uma das três únicas pessoas a conquistarem a Copa como jogador e como treinador. Em 1996, comandou a seleção na campanha que rendeu o bronze nos Jogos Olímpicos de Atlanta.

Hall da Fama do COB

Criado em 2018, o Hall da Fama homenageou em sua primeira edição, no Prêmio Brasil Olímpico, o maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima, único brasileiro a receber a medalha Pierre de Coubertin; o velejador Torben Grael, maior medalhista olímpico brasileiro; e a dupla de vôlei de praia Sandra Pires e Jackie Silva, primeiras campeãs olímpicas brasileiras.

Este ano, devido à pandemia do novo coronavírus, o COB realizou o processo de eleição dos novos integrantes do Hall da Fama totalmente online. Os integrantes da Comissão Avaliadora receberam virtualmente os formulários de votação, e a reunião ocorreu por meio de videoconferência.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

A comissão foi formada por sete membros da diretoria do COB; dois integrantes da Comissão de Atletas do COB; quatro do Conselho de Administração do COB; e apenas um dos representantes nacionais do Comitê Olímpico Internacional (COI), Andrew Parsons. Já Bernard Rajzman, que também estaria apto a participar, acabou sendo excluído do processo de eleição para evitar conflito de interesses.

Zagallo e os novos integrantes do Hall da Fama participarão de cerimônias organizadas pelo COB, na qual deixarão as marcas de suas mãos ou de seus pés em moldes. Estes serão posteriormente expostos em um espaço exclusivo no Centro de Treinamento Time Brasil, localizado no Parque Aquático Maria Lenk, Rio de Janeiro. No caso de Adhemar Ferreira da Silva e Tetsuo Okamoto, já falecidos, haverá homenagens póstumas.

Mais em COB