Siga o OTD

Tóquio 2020

FIFA propõe mudança na idade limite do futebol para 24 anos

Fifa idade limite futebol Tóquio 2020
Fifa idade limite futebol Tóquio 2020 Foto: © Getty Images

Nesta sexta-feira (3), a FIFA divulgou recomendações feitas pelo grupo de trabalho criado pela entidade para definir medidas emergenciais no futebol durante a pandemia de coronavírus. Em relação a Olimpíada de Tóquio 2020, ficou decidido que jogadores nascidos a partir de 1997, mais três atletas sem limite de idade, estão liberados para atuarem.

Sendo assim, caso o Comitê Olímpico Internacional (COI) referende a proposta, jogadores com até 24 anos poderão representar suas respectivas nações na Olimpíada.

A próxima edição dos Jogos Olímpicos foi adiada para 2021, com a Cerimônia de Abertura marcada para o dia 23 de julho. Diante do adiamento, muito jogadores de diversas nacionalidades ficariam de fora. Motivo é que superariam a idade limite de 23 anos na disputa dos Jogos, no ano que vem.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Em seu comunicado, a FIFA manifestou estar propensa a aceitar todas as sugestões feita pelo grupo de trabalho responsável por fazer recomendações durante o período conturbado da pandemia de coronavírus.

CBF não se manifesta

Por hora, a Confederação Brasileira de Futebol não se manifestou oficialmente sobre o assunto.

André Jardine - Comanda o Brasil no Pré-Olímpico de futebol rumo a Tóquio 2020.
André Jardine, técnico da seleção olímpica de futebol – (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

A decisão de adiar Tóquio 2020 impacta diretamente a seleção brasileira de futebol. No começo de março, o técnico André Jardine convocou 23 jogadores para amistosos que ocorreriam no final do mês, antes do estouro da pandemia de coronavírus. Dente eles, 11 completam 24 anos no segundo semestre e estariam fora dos Jogos Olímpicos de 2021.

Jogadores da última convocação que completam 24 anos em 2021 e estariam inaptos a disputar a Olimpíada caso a FIFA não aprove a nova idade limite:
Goleiros: Cleiton (Red Bull Bragantino) e Lucas Perri (São Paulo)
Zagueiros: Gabriel (Lille), Luiz Felipe (Lazio) e Lyanco (Torino)
Laterais: Caio Henrique (Grêmio) e Ayrton Lucas ((Spartak Moscou)
Meio-campistas: Lucas Paquetá (Milan), Matheus Henrique (Grêmio), Maicon (Shakthar Donetsk ) e Wendel (Sporting)

Dois outros jogadores que servem à seleção principal e que poderiam ser aproveitados por André Jardine em Tóquio 2020 terão 24 anos em 2021. São eles o atacante Gabriel Jesus, do Manchester City, e o volante Bruno Guimarães, do Lyon.

Mais em Tóquio 2020