Siga o OTD

Futebol

França é campeã e acaba com invencibilidade de Pia na Seleção

Após eliminar o Brasil da Copa do Mundo de 2019, a seleção francesa acabou com a boa sequência da técnica sueca

A atacante Bia Zaneratto não teve sucesso diante da marcação defesa francesa (Foto- Divulgação/CBF)

Estraga-prazeres. É o que a França tem se tornado para o Brasil. A equipe anfitriã conquistou neste sábado (7) o Torneio Internacional da França de forma antecipada ao vencer a seleção brasileira por 1 a 0, em Valeciennes. E parece que o histórico pesou: em dez partidas contra as francesas, as brasileiras nunca saíram com a vitória.

A derrota também dá um fim a invencibilidade da técnica Pia Sundhage na seleção. Até então, a sueca havia comandado a equipe em nove jogos – seis vitórias e três empates.

As francesas também vinham de uma boa sequência: nove vitórias e uma derrota nos últimos dez jogos. A partida, que tinha tudo para ser equilibrada, acabou com as donas da casa tomando conta.

Marta e Debinha só entraram no segundo tempo, Cristiane não estava bem na partida, nenhuma jogadora parecia inspirada e Bárbara falhou no gol. Do lado francês, os nomes de Cascarino, Majri e Karchaoui eram ouvidos o tempo todo.

Agora, para cumprir tabela, o Brasil enfrenta o Canadá na próxima terça-feira (10) às 15h (horário de Brasília).

O jogo

Assim como já havia falado várias vezes e como fez nos outros jogos, Pia, mais uma vez, começou com uma escalação diferente: Bárbara, Letícia Santos, Tamires, Tayla, Daiane, Andressinha, Andressa Alves, Luana, Formiga, Bia Zanatto e Cristiane.

O que tinha tudo para ser um jogo equilibrado, se tornou uma pressão eterna para as brasileiras. Já aos seis minutos, Majri chegou batendo na área, mas a zaga brasileira desviou. Aos nove, após uma troca de passes, Cascarino se livrou da marcação e bateu forte para o gol, mas, em uma defesa firma, a bola parou nas mãos de Bárbara.

O Brasil tentou crescer e, aos 13 minutos, Andressinha dominou no peito e acabou sofrendo uma falta ao tentar arrancar para o meio. Na cobrança, a xará Andressa Alves mandou na área, mas a bola ficou com a goleira Magnin.

A França conseguiu manter a posse de bola durante o primeiro tempo e parecia que nada que o Brasil fizesse, adiantava. Aos 35’, Tamires ficou com a bola e finalizou forte de fora da área, mas Magnin não teve dificuldades para defender.

Na volta do vestiário, as duas equipes estavam mais ofensivas. A França começou melhor e logo aos nove minutos abriu o placar. Majri cruzou para uma Gauvin livre de marcações. A atacante cabeceou para o gol e, em uma falha da goleira Bárbara, a bola entrou. 1 a 0 para as donas da casa.

Dois minutos depois, mais uma chance perigosa para as francesas. Majri, que fez uma excelente partida, dominou a bola e arriscou um chute de fora da área. A bola, que foi no canto, fez Bárbara se descolar, tocar a bola levemente e bater na trave, salvando o Brasil de levar o segundo gol.

Aos 16, Cristiane, que não estava bem na partida, avançou pela direita, cortou para o meio e finalizou cruzado, mas Magnin fez boa defesa.

Aos 26, Duda teve duas boas oportunidades: na primeira, a brasileira ficou cara a cara com a goleira francesa e tentou um gol por cobertura, mas a bola saiu por cima do travessão. Na segunda, a atacante ajeitou para o pé esquerdo e finalizou no canto de Magnin, que caiu para ficar com a bola.

As francesas ainda viram Bárbara defender os chutes de Perisset e Karchaoui. O Brasil ainda teve Duda derrubada por Morroni na área, mas o pênalti não foi marcado, e seguiu buscando o empate até o apito final. Nos acréscimos, Marta cobrou falta com categoria, mas a goleira francesa fez a defesa e garantiu a vitória em casa.

Mais em Futebol