Siga o OTD

Futebol

Dia agitado define 22 grupos na Copa São Paulo

Quinta-feira agitada tem 44 partidas e definição de 22 grupos da Copa São Paulo de Juniores; primeira fase termina nesta sexta

Santa Cruz venceu Flamengo-SP pela Copa São Paulo- Foto: Cristiano Fukuyama/Santa Cruz
Foto: Cristiano Fukuyama/Santa Cruz

A quinta-feira foi bastante agitada na Copa São Paulo de Juniores. 44 partidas foram disputadas e 22 grupos definidos para a próxima fase da competição.

Ao todo, 160 gols foram marcados. Dos 44 jogos, 9 terminaram empatados, 3 deles em 0 a 0. Houve goleadas, viradas, jogos com expulsões, zebras e favoritos confirmando o favoritismo.

O Olimpíada Todo Dia fez um resumão de tudo o que aconteceu nesta quinta-feira (9), contando como foram as partidas, quem se classificou e quem foi eliminado. Confira.

+CONFIRA A TABELA COMPLETA DA COPA SÃO PAULO DE JUNIORES

Grupo 01

A Ponte Preta jogava por um empate contra o São José, do Rio Grande do Sul, para se classificar para a próxima fase. Já a equipe gaúcha precisava vencer para conseguir a segunda vaga do Grupo 01.

Aos 28 da primeira etapa, Andrey abriu o placar para a Macaca. No minuto seguinte, o São José empatou com Taissinho. Logo no começo do segundo tempo, os gaúchos viraram a partida. A vaga estava nas mãos do São José até os 42 minutos, quando João Veras, de pênalti, definiu o empate e a classificação para a Ponte Preta.

Na segunda partida do grupo, o já classificado Londrina foi surpreendido pelo Osvaldo Cruz e perdeu por 3 a 2. Depois de estar perdendo por 2 a 0, o time da casa correu atrás do placar e venceu uma partida pela primeira vez na história da Copa São Paulo.

Grupo 02

No Grupo 02, o Timon, do Maranhão, enfrentou o já eliminado Olímpico e garantiu a classificação para a sequência do torneio. Com uma goleada por 4 a 0, os maranhenses somaram 6 pontos e ficaram com a segunda posição do grupo.

A liderança do grupo ficou com o Santos, que enfrentou o Marília e venceu por 2 a 1, de virada. O Peixe terminou a primeira fase com três vitória e 9 pontos conquistados.

Santos venceu Marília e garantiu a liderança do Grupo 02. (Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC)

Grupo 03

O Botafogo-SP jogou primeiro no grupo 3 na busca da classificação. Enfrentou o lanterna Dimensão Saúde e venceu por 2 a 0, se classificando em primeiro lugar. Os dois gols foram marcados por Edgar.

Com o resultado, o Assisense encarou o Atlético-GO precisava apenas de um empate diante de seu torcedor para passar em primeiro. O time de Goiás, entretanto, aplicou 4 a 0 sobre os donos da casa e avançou com 5 pontos.

Grupo 04

O Botafogo precisava de pelo menos um empate contra o Noroeste para avançar à próxima fase da Copa São Paulo. Conseguiu mais que isso: venceu os donos da casa por 2 a 0, com dois gols de Enio.

Na outra partida, o já classificado Grêmio Novorizontino não tomou conhecimento do Visão Celeste, do Rio Grande do Norte, e atropelou o adversário por impressionantes 8 a 3. Botafogo e Novorizontino terminaram a primeira fase com os mesmos 7 pontos, mas a equipe paulista ficou com a liderança graças ao saldo de gols.

Grupo 05

O Serra, do Espírito Santo, empatou com o Guarani por 1 a 1 na primeira partida do Grupo 05 e chegou aos 4 pontos e à segunda posição na tabela. Com isso, a equipe precisava torcer para que o XV Jaú não vencesse o Vitória para garantir a vaga para a próxima fase.

E a equipe baiana não decepcionou. Com dois gols no segundo tempo, o Vitória garantiu a liderança do grupo e ainda ajudou o Serra a chegar na segunda fase da Copa São Paulo.

Grupo 06

O Grupo 06 chegou até a última rodada da fase de grupos totalmente indefinido. Na primeira partida do dia, o Red Bull Brasil goleou o Nacional, do Amazonas, por 4 a 1 e garantiu a vaga e a liderança da chave. Já os amazonenses acabaram eliminados da competição.

Na segunda partida, o Paraná, com um jogador a menos, arrancou um empate em 1 a 1 com o Velo Clube e conseguiu a segunda vaga pelo saldo de gols.

Red Bull Brasil comemora classificação no Grupo 06. (Foto: Fernando Roberto)

Grupo 07

No Grupo 07 da Copa São Paulo, os já eliminados Linense e Confiança, da Paraíba, se enfrentaram em Santa Bárbara D’Oeste e os paulista atropelaram os adversários por 4 a 0.

No outro confronto do grupo, Capivariano e Internacional precisavam definir quem terminaria a primeira fase na liderança. Mas em meio a um dilúvio e com o campo muito prejudicado, as equipes terminaram a partida em 0 a 0. Graças ao saldo de gols, o Inter terminou em primeiro no Grupo 07.

Grupo 08

No embolado Grupo 8, que começou a quinta-feira com todas as equipes com três pontos, o Volta Redonda derrotou o Galvez por 3 a 0 com gols de Lorenzo, Gregório e João Lino e garantiu classificação. Às 15 hs, o Desportivo Brasil venceu o América-MG por 1 a 0, mas ficou a frente do Volta Redonda por ter mais saldo de gols.

Grupo 09

No grupo 9, na primeira partida da tarde, o Votuporanguense precisava do empate diante do lanterna Brasil de Pelotas para passar para a segunda fase, mas acabou vencendo o por 2 a 0, avançando dessa maneira em primeiro. O time do Rio Grande do Sul foi eliminado sem marcar nenhum gol na competição.

Às 15hs, Tanabi e Fortaleza jogaram para decidir quem avançaria em segundo do grupo. O time da capital cearense jogava por um empate para eliminar o adversário. Mas o Tanabi mostrou que evoluiu desde a primeira rodada, quando foi goleado por 6 a 1 pelo Votuporanguense, fez uma bela partida e venceu por 2 a 1, avançando na segunda colocação.

Tanabi venceu e se classifiocu na segunda posição. (Foto: Renan Contrera/Tanabi Esporte)

+INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE

Grupo 10

Pelo Grupo 10, os já eliminados Nova Iguaçu, do Rio de Janeiro, e Linhares, do Espírito Santo, se enfrentaram na cidade de Bálsamo e os cariocas atropelaram o adversário por 5 a 0. Marcus Vinícius, duas vezes, Mezenga, Wesley Manga e Canela fizeram os gols na despedida das equipes da Copa São Paulo.

Na outra partida do grupo, Mirassol e Joinville precisavam definir o líder da chave. E os catarinenses se deram melhor, vencendo por 3 a 2. Felipe abriu o placar para o Mirassol logo aos três minutos de jogo. Um minuto depois, Edson empatou o confronto. Bruno marcou duas vezes e virou a partida para o Joinville. Lucas diminuiu para o Mirassol, ainda no primeiro tempo.

Com a vitória, o Joinville garantiu a liderança do Grupo 10 com nove pontos e manteve o Mirassol na segunda posição com seis.

Grupo 11

O Fluminense, do Piauí, enfrentou o Retrô de olho na segunda vaga do Grupo 11. Depois de sair na frente no placar, os piauienses tomaram o empate. Com o resultado, o Fluminense chegava a 4 pontos e precisava torcer por um derrota do Francana contra o Corinthians.

Mas não foi isso que aconteceu. A equipe da casa enfrentou o já classificado Corinthians e saiu atrás do placar aos 25 da primeira etapa. Mas, já nos acréscimos da partida, Leonardo empatou o confronto e deu a vaga para o Francana, para delírio da torcida local. Fluminense e Francana terminaram com os mesmos 4 pontos, mas a equipe paulista venceu no saldo de gols.

Corinthians e Francana empatam e ambos se classificam. (Fotoo: Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians)

Grupo 12

Na chave 12, o primeiro jogo foi entre Cuiabá e Desportiva Perilima. As duas equipes duelavam diretamente pela segunda colocação do grupo, já que o Juventude já estava classificado em primeiro. O Cuiabá só seria eliminado com uma derrota. Em um primeiro tempo eletrizante, a equipe do Mato Grosso saiu vencendo por 3 a 2. No segundo tempo, o Perilima teve três jogadores expulsos e mesmo assim, chegou a empatar o jogo, ficando a mais um gol de avançar. Nos acréscimos, o Cuiabá garantiu a vitória por 4 a 3.

Na conclusão do grupo, o Juventude chegou a estar perdendo por 2 a 0, mas confirmou o favoritismo, virou e avançou em primeiro com 9 pontos.

Grupo 13

O Tupi-MG, no Grupo 13, precisava do empate contra o XV de Piracicaba no confronto direto pela vaga, e acabou vencendo por 3 a 1. A derrota eliminou o time paulista e, de quebra, classificou o Bahia. A equipe baiana entrou mais tranquila às 15hs e perdeu por 2 a 1, perdendo a chance de ficar em primeiro do grupo.

Grupo 14

No Grupo 14, o Gama venceu o Rio Claro por 5 a 2 com gols de Lila, Breno, Muriel, Índio e Fernando. O resultado deixou a equipe com 4 pontos na segunda colocação do grupo. O time da capital do Brasil precisaria torcer na sequência para o Athletico-PR – já classificado em primeiro do grupo com 6 pontos – manter o favoritismo e vencer o Paulista de Jundiaí. O Furacão não decepcionou. Goleou o Paulista por 5 a 1 e eliminou o time do estado de São Paulo.

Grupo 16

Vila Nova e Inter de Limeira fizeram o jogo dos eliminados no Grupo 16 e o Vila venceu por 2 a 1, conseguindo a primeira vitória na competição. A Inter saiu com três derrotas.

Taboão da Serra e CRB fizeram às 15hs o duelo para ver quem seria o primeiro e quem seria o segundo lugar do grupo. Um empate daria a liderança ao time paulista. E foi o que aconteceu. 0 a 0 na cidade de Embu das Artes.

Grupo 20

No Grupo 20, o líder do grupo Náutico enfrentou o lanterna Santo André em Jaguariúna precisando apenas de um empate para se classificar. A equipe do nordeste venceu por 1 a 0 e passou a esperar a partida do Criciúma contra o Jaguariúna para ver se ficaria com a primeira ou com a segunda colocação.

Às 15hs, o Criciúma venceu os donos da casa por 1 a 0 e ficou atrás do Náutico nos critérios de desempate.

Grupo 22

No Grupo 22, União ABC e São Raimundo-RR fizeram, às 13hs, um duelo direto pela vaga, com o São Raimundo-RR jogando pelo empate. Mas foi o União ABC que se classificou ao vencer por 4 a 2. De quebra, classificou a Chapecoense.

O resultado fez a Chape entrar tranquila, já com a primeira colocação assegurada, contra o Suzano, às 15hs. Mesmo assim, deu show e venceu os donos da casa por 5 a 1.

Grupo 23

No começo da tarde, pelo Grupo 23, o River-PI precisava vencer o Ricanato para se manter vivo e goleou. Marcou 6 a 1 com gols de Vitinho, Pulga, Francisco, Felipe Garces (2) e Ruan e colocou pressão no Atlético-MG.

A equipe mineira precisava vencer o Taubaté, jogando em seu estádio, para seguir na competição. Um empate classificaria o Taubaté em primeiro e o River-PI em segundo. O Galo abriu o placar numa bela cobrança de Calebe. Vinicius Ferreira empatou, ainda no primeiro tempo. O Galo fez o segundo com Wesley e segurou a classificação.

Grupo 24

O São Bernardo, no Grupo 24, jogava pelo empate contra o Resende, mas foi além e venceu por 3 a 2. O resultado ajudou muito o ABC, que antes do início da rodada ocupava a última colocação do grupo. Numa partida concisa, venceu o Mantiqueira por 4 a 0 e avançou em segundo do grupo.

Grupo 26

Pelo grupo 26, o Atlético Cearense precisava vencer o Nova Andradina para garantir a vaga e conseguiu em grande estilo. Fez 5 a 0 com gols de Inácio, William, Lucas Lima, Vítor e Gean. A equipe do Ceará ficou em segundo do grupo. Na sequência, o Avaí empatou com o Mauá por 2 a 2 e eliminou os donos da casa. A equipe de Santa Catarina avançou em primeiro com 7 pontos

Grupo 28

Na primeira partida do Grupo 28, o Desportiva Paraense derrotou o Moto Clube, do Maranhão, por 2 a 1 e se garantiu na próxima fase da Copa São Paulo. A equipe do Pará chegou a 6 pontos e ficou com a liderança do grupo.

Isso porque na outra partida da chave, Audax e Sport empataram em 0 a 0 e o ponto conquistado classificou o Sport em segundo lugar. Jogando no estádio José Liberatti, em Osasco, o Sport conseguiu segurar a pressão dos donos da casa e se garantiu na próxima fase da Copinha.

Grupo 30

O primeiro jogo do grupo 30 da tarde foi entre o América-RJ e Guarulhos. Os dois times fizeram o jogo dos eliminados do grupo. O time carioca venceu por 2 a 0.

Na partida que decidiria o primeiro e o segundo colocados do grupo, o Flamengo de Guarulhos enfrentou, diante de seu torcedor, o Santa Cruz, jogando apenas por um empate. A equipe paulista abriu o placar no primeiro tempo, mas tomou a virada no segundo. 2 a 1 para o tricolor. O time do Recife avançou em primeiro e o Flamengo de Guarulhos em segundo.

Santa Cruz virou sobre o Flamengo-SP e passou como líder da chave. (Foto: Cristiano Fukuyama /Divulgação)

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Futebol