Siga o OTD

Futebol

Palmeiras bate o Flamengo e leva a Supercopa Sub-17 no Maracanã

Somando todas as categorias, a base do Palmeiras tem agora 33 títulos na temporada, dez a mais do que no ano passado. E pode vir mais uma

Palmeiras campeão da Supercopa Sub-17 de futebol
(foto: Fabio Menotti/Palmeiras)

A equipe do Palmeiras levantou a taça da Supercopa Sub-17 do Brasil no estádio do Maracanã e garantiu o 33º título do futebol de a base alviverde em 2019! O Verdão foi superado pelo Flamengo por 3 a 2 na final desta quinta-feira (5), no Rio de Janeiro-RJ, com gols de Gabriel Silva e Lucas Eduardo, mas havia vencido o jogo de ida por 2 a 0, no Pacaembu, na semana passada.

Esta foi a primeira edição da Supercopa Sub-17 na história, disputada entre os campeões da Copa do Brasil e do Brasileiro da categoria. O Palmeiras teve a vaga garantida porque venceu a Copa do Brasil Sub-17 diante do São Paulo em outubro – o time palestrino, inclusive, é o maior campeão do torneio sob a organização da CBF, com dois títulos (2019 e 2017).

Gabriel Silva abriu o placar aos oito minutos do primeiro tempo: Vitinho lançou a bola na área, o zagueiro Jonathan escorou de cabeça e o artilheiro antecipou a marcação para desviar para a rede. O Flamengo reagiu no segundo tempo com dois gols nos primeiros dois minutos, mas o Verdão se encontrou rapidamente e controlou a tempo a reação.

Aos 15 minutos, Gabriel Silva quase anotou um golaço em um chute de longe, mas a bola explodiu no travessão e saiu. O Palmeiras aproveitou o bom momento e buscou o empate em um golaço do meia Lucas Eduardo, aos 30, finalizando de letra na pequena área após cruzamento de Garcia pela lateral direita. O Flamengo ainda descontou nos acréscimos, mas não teve tempo para mais nada.

Palmeiras manda na base

O ano é de 2019 é histórico para o Centro de Formação de Atletas do Verdão. Como também venceu a Copa do Brasil Sub-20, o time unificou as taças do torneio nas duas principais categorias da base. Nenhuma outra equipe havia vencido as duas competições no mesmo ano – a Copa do Brasil Sub-20 é disputada desde 2012, e a Sub-17 foi criada no ano seguinte.

O time comandado pelo técnico Artur Itiro tem faturado vários títulos importantes nos últimos anos. Em 2019, além da Copa do Brasil e da Supercopa, o Alviverde conquistou também o bicampeonato do Mundial de Clubes Sub-17, na Espanha, e a SNAF Cup, na França. Campeão do Paulista da categoria no ano passado, o clube foi vice-campeão estadual em novembro.

Somando todas as categorias, a base do Palmeiras tem agora 33 títulos na temporada e já superou a marca de 23 taças obtida no ano passado – recorde que ainda pode aumentar em dezembro. Vale lembrar que o Palmeiras também está na decisão da Supercopa do Brasil Sub-20, contra o Flamengo, no final deste mês (as datas ainda serão confirmadas pela CBF).

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Futebol