Siga o OTD

Futebol

Pia Sundhage chama nove pela primeira vez; Marta fica de fora

No total foram convocadas 27 atletas para periodo de treinos e dois jogos da seleção brasileira contra o México ainda este ano

Pia Sundhage, técnica da seleção feminina de futebol
Daniela Porcelli/CBF

A técnica Pia Sundhage anunciou nesta quarta-feira (27) a lista das convocadas para o período de treinos e observações da seleção feminina de futebol. Das 27 atletas, nove foram chamadas pela primeira vez pela treinadora sueca e integrarão o elenco, cuja apresentação está marcada para o dia 2 em Teresópolis, Rio de Janeiro.

A convocação atenderá também os dois próximos jogos preparatórios diante do México, no dia 12 de dezembro, na Arena Corinthians, em São Paul, e no dia 15 na Fonte Luminosa, em Araraquara, interior paulista. As partidas serão disputadas em período que não corresponde a data Fifa.

Dentre as ausências, destaque para Rainha Marta. “Marta era pra vir alguns dias, mas ela tem um calendário difícil no fim do ano, muitos compromissos com patrocinadores”, explicou Pia Sundhage. “Ela é a jogadora mais famosa, mais vencedora, e também tem um papel importante para ser um espelho para inspirar as meninas”, acrescentou, segundo o dibradoras (Confira abaixo todos os nomes).

Amistosos da seleção feminina de futebol contra o México
(Arte: CBF)

+INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE

Novidades

As novidades são as goleiras Luciana, Carla e Gabrielli, as defensoras Fernanda, Isabella e Bruna Calderan, a meia Gabi Zanotti, e as atacantes Cristiane e Maria Eduarda.

Luciana, atual campeã brasileira pela Ferroviária, tem 32 anos e já tem experiência na seleção feminina de futebol. A atleta já conquistou a Copa América em 2014, foi titular durante a Copa do Mundo de 2015 e levou a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos, no mesmo ano.

Outra arqueira é Gabrielli Croco, do Flamengo. A jogadora chegou ao clube rubro-negro este ano e atuou na campanha do título do Campeonato Carioca. Aos 25 anos, tem passagens pela seleção Sub-20, mas agora, estreia pela equipe principal.

Para fechar as novidades no gol, a jovem Carla, do São Paulo, ajudou o tricolor a chegar ao título do Brasileiro A-2 e à final do Paulista. Aos 22 anos, já participou de diversas partidas com as Seleções Sub-17 e Sub-20, e conquistou o Sul-Americano Sub-20 em 2016. No mesmo ano, foi convocada para um período de treinamentos com o grupo principal.

Na defesa, as novas caras estão pelas laterais. Isabella Fernandes, de 19 anos, foi uma das revelações do Palmeiras. Já atuou na Seleção Sub-17 e Sub-20, defendeu a seleção feminina de futebol no Campeonato Sul-Americano e Mundial Sub-20, e agora, ganha sua chance na equipe principal.

Bruna Calderan atua no Avaí/Kindermann desde 2017 e chamou a atenção de Pia por suas atuações no Brasileirão deste ano. Jogando nas duas laterais, a jogadora de 23 anos também integrou as equipes de base da Canarinho.

A lateral-esquerda Fernanda Palermo defende as cores do Flamengo/Marinha desde 2016. Campeã Brasileira daquele ano, é titular absoluta na posição desde o ano passado. Pela Seleção Brasileira, já foi convocada para o Sub-20.

Gabi Zanotti é outro nome que está de volta à Seleção Brasileira. Agora sob comando de Pia, a camisa 10 do Corinthians foi eleita a melhor atacante do Brasileiro em 2018 e é a atual campeã da Libertadores. Com a camisa verde e amarela, é campeã do Pan-Americano de Toronto, no Canadá, e participou da campanha na Copa do Mundo 2015.

Na frente, Cristiane voltará a vestir a camisa da seleção feminina de futebol. Após lesão na Copa do Mundo da França, está recuperada e pronta para mais uma atuação na Seleção Brasileira. Já bastante conhecida pela torcida, a jogadora defendeu o São Paulo nesta temporada e conquistou o título do Brasileiro A-2, além do vice no Campeonato Paulista. É a primeira vez que Cristiane é convocada pela técnica Pia Sundhage.

Por fim, Maria Eduarda, ou Duda, que atua como atacante no Avaldsnes IL fecha o time das novatas. Ela é natural de Recife, tem 24 anos e passou pela Seleção Sub-20 em 2014.

Seleção feminina de futebol

Goleiras
Letícia – Corinthians (Brasil)
Luciana – Ferroviária (Brasil)
Carla – São Paulo (Brasil)
Gabrielli – Flamengo (Brasil)

Defensoras
Tamires -Corinthians (Brasil)
Fernanda – Flamengo (Brasil)
Erika – Corinthians (Brasil)
Rafaelle -Changchun Dazhong (China)
Bruna Benites – Internacional (Brasil)
Tayla – Benfica (Portugal)
Kathellen – FC Bordeaux (França)
Isabella – Palmeiras (Brasil)
Giovanna – Avaldsnes (Noruega)
Bruna Calderan – Avaí/Kindermann (Brasil)

Meio-campistas
Fabiana – Internacional (Brasil)
Luana – KSPO Women Football Team (Coreia do Sul)
Gabi Zanotti – Corinthians (Brasil)
Aline Milene – Ferroviária (Brasil)
Debinha – North Carolina Courage (EUA)
Poliana – São José (Brasil)
Andressinha – Portland Thorns FC (EUA)
Chú – Changchun Dazhong (China)

Atacantes
Cristiane – São Paulo (Brasil)
Millene – Corinthians (Brasil)
Victória – Corinthians (Brasil)
Duda – Avaldsnes Il (Noruega)
Bia Zaneratto – Incheon Hyundai Steel Red Angels (Coreia do Sul)

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Futebol