Siga o OTD

Futebol

Seleção Feminina faz primeiro treino na Alemanha

A Seleção Feminina fez, neste domingo (2), o primeiro treino na Alemanha, visando ao amistoso contra as donas da casa na terça-feira (4), às 17h45 (12h45 de Brasília). No primeiro trabalho, a técnica Emily Lima não contou com quatro meninas: Luana, Andréia Rosa, Fran e Rosana, que se apresentam neste domingo à noite.

Como acontece na Seleção Brasileira, a comissão técnica tem poucos dias para trabalhar com as atletas e por isso, o objetivo principal do preparador físico, Jairo Porto, e fisiologista, Luciano Capelli, é recuperar as jogadoras e deixá-las nas melhores condições para o jogo. Neste grupo de convocadas por Emily, há meninas que estão em fase decisiva do Brasileiro Feminino A-1, outras que estão em disputa de estadual, outras em fim de temporada e outras em férias.

– Temos meninas em diferentes momentos e por isso não trabalhamos intensamente a parte física, eu e o Capelli, fisiologista, fazemos um trabalho individualizado e focamos principalmente na recuperação. Por exemplo, há duas atletas já em férias, a Tamires e a Letícia, e eu passei planilhas e tenho acompanhado as duas à distância, orientando o que elas precisam fazer para chegarem bem à Seleção – explicou o preparador físico Jairo Porto.

Para a recuperação das jogadoras, Capelli explica que o principal ponto é o descanso, mas há outros aspectos importantes:

– O ponto essencial é descansar, mas também é importante saber como cada uma está se sentindo para fazermos um trabalho específico de recuperação. Além disso, tem a alimentação e hidratação e, para fechar, eu e o Jairo conversamos com a comissão técnica sobre duração e intensidade dos treinos. É um trabalho integrado e muito importante para as atletas – analisou.

Kamilla e Rita comemoram primeira convocação para Seleção Feminina

Chegar à Seleção Brasileira é o sonho de qualquer atleta, independentemente da modalidade e da categoria. Com Kamilla e Rita não foi diferente, as duas atacantes sempre trabalharam visando a chegar na equipe nacional.

Kamilla joga no Iranduba, é uma das artilheiras da equipe amazonense, tem feito belos gols, é uma das semifinalistas do Brasileiro Feminino A1 e, aos 22 anos, tem sua primeira oportunidade na Seleção. Rita atua no São José, trabalhou com a técnica Emily Lima na equipe em 2015 e 2016, foi campeã Paulista e vice da Copa do Brasil. Hoje, aos 27 anos, depois de atuar na Seleção Sub-20 em 2009 e 2010, chega à equipe principal.

As histórias e trajetórias são diferentes, mas a vontade e o objetivo são os mesmos: fazer um bom trabalho e aproveitar a oportunidade na Seleção.

Emily ainda não definiu a equipe que enfrentará a Alemanha nesta terça-feira (4), em Sandhausen, mas neste domingo (2), a dupla de atacantes fez seu primeiro treino com a camisa da Seleção e já conseguiram sentir um pouco da emoção e ansiedade de representar o seu país.

– Acho que toda a atleta sonha em chegar à Seleção, e comigo não foi diferente. Quando eu soube que tinha sido convocada não acreditei, na verdade, acho que a ficha só caiu quando cheguei no aeroporto, encontrei as meninas e principalmente hoje no treino. Estou muito feliz e vou aproveitar ao máximo essa oportunidade – disse Kamilla.

Nesta segunda (3), às 15h (10h de Brasília), a Seleção fará o treino de conhecimento de campo, no Stadion am Hardtwald, em Sandhausen.

5 curiosidades saber sobre Ludmila da Seleção Feminina

Foto: Fernanda Coimbra/CBF

Ludmila é uma das novatas na Seleção Brasileira Feminina que enfrentará a Alemanha na terça-feira (4), em Sandhausen – esta é a sua primeira convocação internacional para a equipe principal. Por isso, o site da CBF listou cinco informações relevantes para o torcedor brasileiro.

1. Ludmila foi chamada para uma etapa de treinamento na Granja Comary em fevereiro de 2016: ela e outras seis meninas participaram da preparação da Seleção Brasileira para os Jogos Olímpicos Rio 2016.

2. Ludmila trabalhou com Emily Lima em 2015 e 2016 no São José, quando foram campeãs paulistas, dos Jogos Abertos e vice-campeã da Copa do Brasil.

3. A atacante foi campeã sul-americana sub-20 em 2014. Na competição, disputada em janeiro daquele ano, no Uruguai, Ludmila ficou com o terceiro lugar na artilharia da equipe com três gols.

4. Antes de ser jogadora de futebol, Ludmila fazia atletismo na escola. Com 16 anos, fez um teste para a equipe de futebol do Juventus, de São Paulo, passou e desde então tem feito um bom trabalho na modalidade.

5. Por sua história no atletismo, uma das grandes qualidades e diferenciais da atacante é a velocidade.

Jornalista formada pela Cásper Líbero. Apaixonada por esportes e boas histórias.

Mais em Futebol