Siga o OTD

Futebol

Pia Sundhage analisa vitória e classifica estreia: “grande festa”

Nova treinadora enaltece estilo brasileiro, avalia Seleção como uma das melhores do mundo e garante melhorias

Mauro Horita/CBF

* No Estádio do Pacaembu, Marina Bufon e Giovana Duarte – 5 a 0 fora o baile, mas a chefe ainda quer mais. Bem-humorada e exigente, Pia Sundhage, a nova técnica da Seleção Brasileira feminina, analisou a goleada sobre a Argentina na última quinta-feira à noite, no Pacaembu, pelo Torneio Uber Internacional de Futebol Feminino. Segundo ela, a estreia foi melhor que o esperado, mas, ainda assim, com pontos a melhorar.

“A estreia foi acima das minhas expectativas, mas temos muito trabalho pela frente. Eu não posso ficar com o crédito dessa goleada, pois as equipes brasileiras sempre foram competentes no ataque. Eu só quis aperfeiçoar o trabalho defensivo e as jogadas pelas laterais”, iniciou a treinadora em coletiva de imprensa após a vitória.

“É sempre único fazer algo pela primeira vez, claro que foi especial. Foi uma grande festa, fizemos cinco gols, mas o próximo passo agora é melhorar”, avaliou enquanto era traduzida pelo intérprete Markus.

Com bastante poderio ofensivo, as brasileiras dominaram o jogo totalmente no primeiro tempo, com três gols marcados (Ludmilla, Formiga e Érika). Na segunda etapa, um pouco mais cautelosas e buscando preservação física, já que enfrentam o Chile na grande final do torneio amistoso no domingo. Ainda assim, Debinha e Juncos, contra, fecharam a conta da goleada.

“Esse time é uma grande equipe, que pode disputar bem a Copa do Mundo e a Olimpíada. Estamos entre as dez melhores do mundo, o mais importante é dar um passo de cada vez. Nos primeiros minutos de treinamento, deixei as jogadores livres para que fizessem tudo ao ‘estilo brasileiro’, aos poucos fui acrescentando minhas coisas. Eu quero acrescentar jogadas pelas pontas e os cruzamentos para trás, não ficar só no passe enfiado pelo meio”, finalizou.

A Seleção encontra o Chile no próximo domingo, às 13h30 (de Brasília), no Pacaembu, para a disputa da grande decisão. Já Argentina e Costa Rica lutam pelo terceiro lugar às 10h30, no mesmo palco.

Mais em Futebol