Siga o OTD

Futebol

Conheça a história por trás do recorde de público do Iranduba

MICHAEL DANTASALLSPORTS

Jogadoras do Iranduba fazem campanha para venda de ingressos em redes sociais e realizam a entrega dos bilhetes em lugares acessíveis para incentivar o torcedor a ir ao estádio.

Correspondente em Manaus, AM – Ennas Barreto

‘Histórico’ é a única palavra capaz de definir o momento vivido pelos 15.107 presentes na Arena da Amazônia, na última quarta-feira (21). Além da inédita classificação do Iranduba da Amazônia às semifinais do Campeonato Brasileiro Feminino, após empatar com o Flamengo no jogo da volta em 1 a 1, o estádio recebeu o maior público da história da competição. Em números de torcedores, a partida do Hulk ficou atrás somente do jogo da Seleção Brasileira Feminina, que levou 16.198 pessoas.

Torcida na Arena da Amazônia nas quartas do Brasileirão Feminino – Foto: Michael Dantas/AllSports

A surpreendente presença da torcida pelo time feminino do Iranduba é admirável, principalmente em momento de crise que vive o futebol masculino. Atualmente, das 15 equipes registradas na Federação Amazonense, geralmente, entre 6 ou 8 participam do estadual e a média de público presente nos estádios causa vergonha para dirigentes, atletas e imprensa. O motivo, segundo os torcedores, é o baixo nível de qualidade técnica e, principalmente, a falta de ascensão dos clubes locais a outras divisões. O campeão estadual tem direito a disputar a última série do Campeonato Brasileiro, a D, e os clubes amazonenses se quer avançam de fase.

A última vez que o Amazonas teve um representante a nível nacional, foi no ano de 2006, com o São Raimundo que disputou a Série B, mas, em decadência, neste temporada, o time amargou o último lugar do Campeonato Amazonense sendo rebaixado para Série B da competição.

A torcida apelidou o Iranduba de Hulk da Amazônia e comparece, muitas vezes, a caráter – Foto: Bruno Kelly/All Sports

Na contramão das equipes masculinas, o humilde Iranduba, com salários nada exorbitantes, planejamento e união levou o nome do Estado a patamar inimagináveis por muitos amazonenses, com isso, evidentemente, o torcedor comparece e prestigia. Afinal, é o nome do Amazonas que é mostrado Brasil a fora.

Mas a presença do público não é fruto somente dos resultados dentro das quatro linhas. As próprias jogadoras fazem campanha para vender os ingressos dos jogos. É comum ver as atletas, que estão fora do jogo, nas arquibancadas vendendo ingressos para as próximas partidas e camisas para divulgar a equipe.

O Iranduba avançou pela primeira vez à semifinal do Brasileiro Feminino – Foto: Reprodução/Instagram

A lateral esquerda Giselinha revela que o interesse dos torcedores em comparecer também motiva as jogadoras em oferecer sempre o melhor.

“Então, fazemos isso para convidar as pessoas para os nossos jogos. A importância da torcida é essencial e o carinho que os torcedores tem conosco é gigante. Então, assim como eles se esforçam para ir aos jogos, nós também fazemos um esforço de levar ingressos até eles”, disse.

Ela ressalta que sempre marca um local acessível e público para entregar os ingressos ao torcedor, mas até hoje nunca deixou de atender a um pedido.

“A gente faz o anúncio em rede social e os torcedores entram em contato diretamente conosco, marcamos um local público, de preferência, e vamos até lá, nunca deixamos de entregar. É um compromisso que assumimos”, afirma.

A lateral esquerda Giselinha tem 19 anos e veio do Kindermann – Foto: Reprodução/Instagram

A jogadora conta também que ela e suas companheiras aproveitam qualquer atividade esportiva para vender ingressos e não perde a oportunidade nem nos passeios.

“Nós fomos ao jogo da Seleção Brasileira de Vôlei e claro, não podíamos desperdiçar a oportunidade. Naquele dia eu não vendi, mas minhas companheiras Larissa e a Thais venderam”, lembra.

Giselinha diz que não consegue explicar o orgulho de defender o Iranduba, a emoção em ver a Arena da Amazônia bater um recorde de público e ela fazendo parte tanto dentro quanto fora de campo.

“É uma emoção inexplicável, poder ver que o futebol feminino vem ganhando seu espaço e seu merecido respeito, poder mostrar que nós, mulheres, também temos o direito de jogar futebol e que devemos ter o reconhecimento. Ver uma arena lotada em um jogo de futebol feminino que foi palco de Olimpíadas, onde grandes jogadores jogaram, é um privilégio. Fazer parte de tudo isso é maravilhoso e poder estar entre os 4 melhores times do Brasil é melhor ainda. Tenho muito orgulho de fazer parte dessa equipe e muito grata por ter a maior torcida do futebol feminino no Brasil”, concluiu emocionada.

Equipe completa do Iranduba, que é a sensação do Brasileirão Feminino com suas flechadas – Foto: Reprodução/Instagram

Mais em Futebol