Siga o OTD

Futebol

Vadão convoca seleção feminina para a Copa do Mundo

Com Cristiane, Marta, Formiga e companhia, time feminino disputa Copa do Mundo na França com estreia marcada para dia 9

reprodução/twitter/arquivo

O técnico Vadão fez a convocação da seleção feminina de futebol que vai disputar a Copa do Mundo da França. Os 23 nomes foram divulgados pelo próprio treinador, nesta quinta (16), em entrevista coletiva realizada na sede da CBF.

Assim, a seleção feminina de futebol que vai a França terá as goleiras Aline, Bárbara e Letícia Isidoro; as laterais Fabiana Baiana, Letícia Santos, Tamires e Camila; e as zagueiras Érika, Kethellen, Mônica e Tayla.

No meio campo a seleção vai para a Copa do Mundo com Andressinha, Formiga, Adriana e Thaisa. O ataque terá Bia Zaneratto, Cristiane, Raquel, Debinha, Geyse, Ludmila, Marta e Andressa Alves.

“Estamos na lista, véia”

Logo após a convocação, Marta comemorou em post nas redes sociais” Estamos na lista véia. Parabéns a todas as convocadas e que Deus nos abençoe nessa missão!”, disse, referindo-se à zagueira Mônica, ao seu lado na foto.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Estamos na lista véia 🤗. Parabéns a todas as convocadas e que Deus nos abençoe nessa missão! #copadomundofeminina2019

Uma publicação compartilhada por martavsilva10 (@martavsilva10) em

Assim como Marta, Camilinha também comentou o fato de ter sido convocada para a Copa do Mundo feminina de futebol. “Estou muito feliz! Estava muito ansiosa desde ontem. Não consegui dormir por conta da espera. São muitos anos de batalhas. Deixar o conforto do lar e carinho dos pais ainda criança, mais precisamente com13 anos de idade, e chegar a um Mundial é uma grande coroação. Agora vamos com tudo para representar o nosso País”, disse a atleta

Além de Marta, um dos maiores nomes da história do futebol, destaca-se a meia Formiga. A jogadora vai para sua sétima Copa do Mundo, de um total de oito já realizadas, algo nunca visto não só entre as mulheres.

“Ela tinha se despedido, e eu fiz um pedido a ela que nos ajudasse na Copa América. Ela atendeu”, disse Vadão. “É um dos maiores exemplos que temos no mundo, ela não é desse planeta. Tem 41 anos e renovou com o Paris Saint-Germain. É uma grande referência e não podia ficar fora de um projeto desse, com tanto esforço e dedicação”.

“A Marta é a Marta ainda. Pode desequilibrar, mas é óbvio que não podemos jogar tudo nas costas dela. Precisamos dar uma estrutura para ela fazer o que ela sabe, com o poder de decisão que ela tem”, acrescentou o treinador.

Cristiane também conseguiu a vaga, objetivo da atacante ao assinar com o São Paulo para a temporada. “Ela melhorou muito (da lesão). Era um problema muscular que precisava de um acerto e isso foi feito. Ela está super satisfeita”, falou Vadão. A atacante também se manifestou sobre a convocação.

“Foi choro, lesão, desconfiança, pessoas me dizendo que eu não me recuperaria, inclusive algumas que trabalham comigo (triste, mas real rs) e cá estamos nós indo para minha quinta e última Copa Do Mundo”, disse a atacante do São Paulo.

“Eu sei que existe a desconfiança por conta de toda campanha negativa. Mas penso que a chance de mudar”, continuou. “Mesmo com a pulga atrás da orelha de quem vai nos assistir, eu peço que nos mandem toda energia positiva possível, nós vamos precisar!!! Família, amigos, admiradores da modalidade, desculpa a palavra. Mas minha bunda vai ficar naquela grama de tanto que iremos tentar e correr, pra sair de cabeça erguida e ter feito o melhor possível. Quinta e última de uma geração. Obrigada por tudo”, completou.

Primeira baixa

Algumas horas depois da convocação, a meio-campo Adriana, que atua no Corinthians, comunicou através de suas redes sociais que no último jogo de sua equipe, contra o Santos pelo Paulista feminino, acabou sofrendo a ruptura completa do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo, impossibilitando que ela dispute a Copa do Mundo da França.

Seleção feminina de futebol em má fase

O treinador comentou a expectativa para a Copa diante da má fase do time atualmente. Já são nove derrotas seguidas, sendo cinco este ano. “Nosso otimismo está na cabeça de cada um de nós, de cada uma das meninas. Nossa expectativa é altamente positiva, temos atletas de qualidade ímpar”, disse.

“Amistosos estão no passado”, disse Vadão (Reprodução/CBF)

“Hoje se fala muito de plano tático, que é imprescindível. Temos atletas que podem resolver problemas com jogadas individuais, coisa que pouca gente tem, mas temos esse privilégio. Estamos otimistas de fazer uma grande campanha e buscar esse almejado título mundial. Saímos mais preparados. Os amistosos estão no passado”, completou.

A edição da França será o oitavo Mundial feminino e ocorre entre 7 de junho e 7 de julho. A primeira foi em 1991 e o Brasil nunca venceu. O maior vencedor são os Estados Unidos, com três troféus, seguido por dois da Alemanha.

Preparação para a Copa do Mundo

A preparação para a Copa do Mundo da França começa em Portimão, na região de Algarve, Portugal. A escolha do local foi feita visando à aclimatação da equipe, levando em conta a temperatura no país europeu e o fuso horário. A comissão técnica e as jogadoras chegarão no dia 22 de maio e ficarão até 5 de junho, quando viajarão para Grenoble.

A seleção feminina de futebol usará como base o Centro de Treinamento do Portimonense Sporting Clube. A equipe também também terá à disposição o campo do Penina Hotel & Golf Resort, onde ficará hospedada.

GOLEIRAS
Aline (Tenerife-ESP)
Barbara (Avaí/Kindermann)
Leticia Izidoro (Corinthians)

DEFENSORAS
Erika (Corinthians)
Kathellen (Bordeaux-FRA)
Mônica (Corinthians)
Taylan (Benfica-POR)
Fabiana (Internacional)
Letícia (Sand-ALE)
Tamires (Fortuna-DIN)
Camila (Orlando Pride-EUA)

MEIAS
Andressinha (Portland-EUA)
Formiga (PSG)
Adriana (Corinthians)
Thaisa (Milan)

ATACANTES
Bia Zaneratto (Incheon Stell Red Angels-COR)
Cristiane (São Paulo)
Raquel (Huelva-ESP)
Debinha (North Carolina-EUA)
Geyse (Benfica-EUA)
Ludmila (Atlético de Madrid-ESP)
Marta (Orlando Pride-EUA)
Andressa (Barcelona-ESP)

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Futebol