Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Campeonato das Américas IBSA valerá vaga para Tóquio 2020

Competição mais importante do ano na modalidade, que acontece no Brasil em 2019, valerá vaga para os Jogos Paralímpicos

Renan Cacioli/CBDV

Um dos principais eventos de futebol de 5 do ano é o Campeonato das Américas IBSA 2019, de 4 a 9 de junho, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. A competição ganhou ainda mais importância nesta quarta-feira, 13, após a Federação Internacional de Esportes para Cegos (IBSA, sigla em inglês) oficializar o continental como um dos torneios classificatórios para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020.

“Foi com imensa alegria que recebemos esta confirmação. Tenho certeza que vamos realizar um evento de excelência, à altura do futebol de 5, uma modalidade que os brasileiros aprenderam a gostar, principalmente após os Jogos Paralímpicos Rio 2016. O Campeonato das Américas IBSA já seria um evento de grande importância, e com a disputa das vagas para Tóquio 2020, será ainda mais emocionante”, celebrou o presidente da Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Visuais (CBDV), José Antônio Ferreira Freire.

Esta será a primeira competição internacional de eventos da IBSA e espera-se que as principais forças do continente americano estejam presentes na corrida pela vaga para as Paralimpíadas. Anfitrião, o Brasil assegurou um lugar na Terra do Sol Nascente no ano passado, quando conquistou o pentacampeonato Mundial, na Espanha.

No entanto, a disputa está aberta e promete ser acirrada. Seleções como Argentina, Colômbia, México, Paraguai, Costa Rica, Chile, Uruguai, Peru, entre outras, são esperadas na competição. A abertura do torneio será no dia 4 de junho, com transmissão ao vivo pela internet.

Mais em Paralimpíada Todo Dia