Siga o OTD

Futebol

Destaque na base, Valéria realiza sonho de convocação

Atacante, Valéria tem passagem pela Seleção Feminina Sub-20 que disputou o Campeonato Sul-Americano e a Copa do Mundo da categoria.

Foto: Divulgação/CBF

O ano de 2019 começou especial para a atacante Valéria. Depois de dois anos de passagens pela Seleção Feminina Sub-20, ela recebeu o primeiro chamado para a equipe principal. A jogadora é a quarta atleta desta geração a ser convocada pelo técnico Vadão. Na equipe de base, Valéria foi campeã Sul-Americana, no Equador, e esteve no Mundial da categoria, na França, ambas competições disputadas em 2018.

“Eu estava em casa e, logo pela tarde, a comissão entrou em contato comigo falando que eu estava sendo convocada para ficar um mês com a Seleção. Eu não sabia o que fazer e nem o que falar. Não sabia se chorava ou se contava para a minha mãe e minha irmã”, lembra.

Valéria precisou batalhar muito para conquistar esse objetivo. A atacante piauense quase foi cortada da equipe Sub-20 que disputaria o Mundial da categoria. Exames detectaram que a atleta não tinha uma lesão no joelho, como apontado nos primeiros estudos. Depois da angustia de sair da lista, a certeza que estaria na primeira grande competição da carreira.

“Desde quando recebi a primeira convocação para a Seleção Feminina Sub-20, eu coloquei um foco: trabalhar para chegar à Seleção Principal. Hoje, esse sonho de criança se tornou realidade”, ressalta. Já são 20 dias de concentração com a equipe principal. Valéria chegou à Granja Comary, em Teresópolis, e seguiu com a equipe para Itu, em São Paulo. Nesse tempo, a convivência com algumas das referências do futebol feminino do Brasil foi o que lhe chamou mais atenção.

“As meninas da Seleção são bem acolhedoras. A gente se sente muito bem. É muito de boa e tranquilo jogar com elas. É um aprendizado muito grande. Eu vou levar essa primeira convocação para o resto da vida. Continuar trabalhando e mantendo o foco para que eu possa ser convocada mais vezes. Essa primeira vez já abre portas”, revela Valéria.

A Seleção Feminina Principal permanecerá no interior paulista até o dia 23 de fevereiro. Em seguida, a equipe viajará para os Estados Unidos para a disputa do Torneio She Believes. O técnico Vadão anunciará uma nova lista de convocadas para a disputa dessa competição.

Mais em Futebol