Siga o OTD

Futebol

Brasil é dominado pela Venezuela e se complica no hexagonal

Brasil joga mal novamente, leva 2 a 0 da Venezuela e amarga a lanterna do hexagonal final do Sul-Americano Sub-20

Conmebol/Divulgação

3Nesta sexta-feira (01), a Seleção Brasileira sub-20 entrou em campo pela segunda rodada do hexagonal final do Campeonato Sul-Americano da categoria, que acontece em Rancagua, no Chile. Diante da Venezuela, Brasil começa bem, mas sofre pressão ao longo do jogo e perde a cabeça nos minutos finais. Derrota por 2 a 0 coloca a equipe na lanterna na tabela de classificação.

O Brasil começou bem no primeiro tempo. Aparentemente motivado, o time verde e amarelo pressionou bastante nos primeiros minutos. Apesar das fracas atuações anteriores, a busca pelo primeiro gol e a troca de passes marcaram os 15 minutos iniciais.

Mesmo com o chute perigoso de Marcos Antônio, a Venezuela cresceu na partida. Palmezano, pela esquerda, e Sosa, pela direita, construíam as melhores jogadas do adversário. Aos 20 minutos, o próprio Palmezano fez boa jogada e rolou para Yriarte, que dominou e finalizou no travessão de Phelipe.

Dois minutos depois, Hurtado recebeu a cobrança do lateral, partiu para cima da defesa brasileira, passou por quatro marcadores e bateu cruzado de perna direita para fazer um bonito gol. A Venezuela abriu o placar.

A Seleção Brasileira acalmou as ações após o gol sofrido, tentando retomar o domínio da partida. Nada feito. Com muitas dificuldades para criar e esbarrando na forte marcação venezuelana, a desvantagem no placar persistiu até o intervalo.

Na etapa final, à frente no marcador, a Venezuela recuou e esperou a movimentação do Brasil para explorar os contra-ataques. Igor escorregou no campo ofensivo, fazendo a bola ficar com Hurtado, autor do gol. O atacante disparou com muita velocidade do campo de defesa em direção ao ataque, invadiu a área brasileira e bateu de canhota para ótima defesa de Phelipe aos 13 minutos.

Desorganizado, o Brasil se lançou ao ataque e contava com os cruzamentos rasteiros de Emerson. Aos 33 minutos, o lateral-direito encontrou Rodrygo na marca do pênalti, que chegou batendo de primeira. A bola explodiu no zagueiro Anzola e se perdeu pela linha de fundo.

Nos instantes derradeiros, Sosa arrancou pela direita e arranjou um escanteio. Na cobrança, o jogador encontrou Anzola dentro da área. O zagueiro tocou de cabeça para a pequena área, onde, livre, Jan Hurtado apareceu para empurrar para o gol aos 43 minutos, matando o jogo. 2 a 0. E teve mais. Na sequência, Sosa arriscou de fora da área e quase transformou a vitória em goleada. Phelipe saltou e fez grande defesa, a bola tinha a direção do ângulo.

Claramente nervosos, os jogadores do Brasil perderam a cabeça na reta final. Rodrygo, que já tinha cartão amarelo, chegou com uma tesoura violenta numa disputa de bola no meio-campo. O camisa 10 fui punido diretamente com cartão vermelho.

Esta foi a primeira vitória da Venezuela sobre o Brasil na história do Campeonato Sul-Americano Sub-20. Nos 14 confrontos anteriores, foram 12 triunfos brasileiros e outros três empates.

Na tabela de classificação, a Venezuela saltou para a liderança do hexagonal final com quatro pontos, a mesma pontuação do Uruguai. O time grená leva vantagem nos critérios de desempate. Do outro lado, de maneira vexatória, o Brasil é o lanterna com um ponto conquistado em duas partidas, além de ainda não ter balançado as redes.

Mais em Futebol