Siga o OTD

Futebol

Huila bate Santos nos pênaltis e conquista a Libertadores

Nos penais, Atlético Huila, da Colômbia, derrota Sereias da Vila e conquista a Libertadores da América

Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC

O Atlético Huila é o grande campeão da Conmebol Libertadores Feminina de 2018. E o título continental veio nos pênaltis, diante do bicampeão Santos. O confronto terminou empatado em 1 a 1 no tempo regular, mas a equipe colombiana foi melhor nas cobranças de pênalti e ficaram com o título, em partida realizada na noite deste domingo (2), na Arena da Amazônia, em Manaus.

Por 4 a 3, as Sereias da Vila caíram na disputa de pênalti e ficaram com o vice da Libertadores. Agora, as santistas começam a pensar no Campeonato Paulista de 2019. Vale destacar que o Alvinegro Praiano venceu o torneio nesta temporada após passar pelo rival Corinthians.

O jogo

O Santos FC começou a partida sem deixar o Atlético Huila respirar. Logo no primeiro minuto de jogo, a volante Brena arriscou de fora de área e marcou um golaço na Arena da Amazônia, isolando-se na artilharia da Libertadores, com quatro gols, e abrindo o placar para as Sereias da Vila.

Mesmo com a vantagem logo cedo, o Peixe seguiu melhor que o time colombiano dentro de campo. Aos 13, Maurine cobrou escanteio com muito veneno e Carol Arruda testou firme, mas a bola bateu na rede pelo lado de fora.

Quatro minutos depois, Alanna chutou da entrada da área, Solera rebateu e Ketlen devolveu para Alanna, que estufou as redes. A arbitragem, porém, assinalou impedimento. No lance seguinte, Maria tentou o cruzamento pela direita e quase marcou um golaço.

Já aos 21, Maurine cobrou falta com uma categoria absurda. Caprichosamente, a bola explodiu no travessão e não entrou na meta defendida por Solera.

Oito minutos depois, as Sereias saíram em rápido contra-ataque com Maria, que avançou pela direita, entrou na área e tentou o toque para Ketlen, mas a zaga do Huila afastou o perigo e o embate foi para o intervalo com 1 a 0 no marcador.

Logo no primeiro lance do segundo tempo, o Huila acabou marcando com a zagueira Gavy Santos após cobrança de escanteio e deixou tudo na Arena da Amazônia.

Após o empate, a equipe colombiana cresceu no jogo e passou a assustar o Peixe em diversos momentos. Porém, quem chegou assustando aos 21 minutos foi o Alvinegro Praiano. Após cobrança de falta de Maurine, Camila se esticou toda e quase fez o segundo em Manaus.

Aos 39, Maria tentou cruzamento pela direita e acertou a rede, mas pelo lado de fora. Cinco minutos depois, Rosana cabeceou dividindo com a goleira Solera, que acabou levando a melhor no lance.

No ataque seguinte, Maurine cruzou na área, a bola passou por Chú e caiu nos pés de Alanna, que acabou mandando por cima da meta. Porém, a partida terminou empatada e a decisão foi para os pênaltis. Nas cobranças, o Huila venceu por 4 a 3

Mais em Futebol