Siga o OTD

Futebol

Brasil inicia Copa do Mundo Sub-17 com empate contra o Japão

Brasileiras ficam no 0 a 0 contra o favorito Japão na estreia da Copa do Mundo no Uruguai. Seleção ainda enfrenta México e África do Sul na fase de grupos

Divulgação/FIFA

A Seleção Feminina Sub-17 estreou empatando sem gols no Uruguai, país sede da Copa do Mundo da categoria. Nesta sexta-feira (13), diante do Japão e pela competição mais importante da Sub-17, as brasileiras marcaram demais, tomaram alguns sustos, também criaram chances e não saíram do 0 a 0. O Brasil está no Grupo B, ao lado de Japão, México e África do Sul.

Agora Brasil e Japão esperam pelo resultado de México e África do Sul. Se algum deles vencer, a briga no Grupo B ficará ainda mais difícil. E ambas as equipes criaram chances de gol. Mas a melhor chance de toda a partida foi do Brasil. Vitória obrigou Shu Ohba a fazer uma linda defesa, tocando na bola que ainda explodiu na trave.

O jogo

Marcação forte, compacta e muito precisa nos roubos de bola, o Brasil jogou bem e tirou a velocidade do ataque das japoneses. Que criaram chances claras, mas que também viram as brasileiras chegaram bem perto do gol. O Japão fez uma pressão no primeiro tempo, principalmente com Nadeshiko e Kamiya, que por duas vezes errou na hora de chutar bem na cara da goleira Mayara.

Aos poucos o Brasil foi encontrando os espaços no ataque. Na marca dos 15 minutos, Emily recebeu lançamento pela esquerda, invadiu a área e chutou rasteiro para a defesa da goleira Ohba. O lance de maior perigo da Canarinho aconteceu aos 23. Isabela arrancou pela direita e cruzou na entrada da área para a chegada de Vitoria, que, de primeira, obrigou a arqueira japonesa a fazer mais uma grande intervenção.

Na volta do intervalo, a seleção japonesa ficou mais posse de bola, enquanto o Brasil foi bastante consistente no setor defensivo. A Canarinho voltou a assustar as adversárias aos 28 minutos em chute de longe da camisa 10 Amanda. Na sequência mais uma chegada brasileira, depois de bola alçada na área, Emily subiu sozinha, mas cabeceou para fora.

Os últimos cinco minutos de partida foram de tirar o fôlego. Primeiro, Isabela bateu um escanteio e quase fez gol olímpico. Na sequência, o Japão chegou tabelando dentro da área e quase marcou um gol que seria devastador. As brasileiras terminaram a partida exaustas, tamanha a dedicação e correria para marcar as atletas japonesas.

– Datas e locais dos confrontos:

O primeiro desafio das brasileiras será diante da Seleção do Japão, logo no primeiro dia da competição (13), em Maldonado. No dia 16, o Brasil enfrenta o México, também em Maldonado. Para o último duelo da fase de grupos, a equipe comandada por Luizão vai a Montevidéu, onde terá a África do Sul pela frente, no dia 20.

– Convocadas:

A lista final foi anunciada no dia 31 de outubro. Das 21 convocadas, apenas quatro não disputaram o Campeonato Sul-Americano Sub-17, em março deste ano na Argentina, são elas: Amanda, Helena, Julia Beatriz e Thaicyane. A mais nova do grupo é a goleira Lucilene, que tem 15 anos e completará 16 no dia 28 de dezembro. Já a mais velha é a zagueira Isadora, que completou 17 anos em janeiro deste ano.

– Jogos na temporada:

Em março deste ano, o Brasil Sub-17 Feminino conquistou a vaga no Mundial Uruguai 2018 ao ser campeão do Sul-Americano Sub-17. A competição foi acirrada. Na última rodada do quadrangular final, as brasileiras precisavam vencer a Colômbia, e torcer para uma vitória da Venezuela sobre o Uruguai para serem campeãs. Conseguiram.

Nessa caminhada, o grupo participou do Torneio BRICS, quando enfrentou a Rússia, a Índia, a China e a África do Sul, e também se sagrou campeão, com três vitórias e um empate. A Seleção também jogou contra Camarões em jogo amistoso realizado na Granja Comary:  goleou a seleção africana por 6 a 0.

– Sobre o técnico Luizão Ribeiro:

Em 2013, Luizão Ribeiro começou como auxiliar-técnico na Seleção Feminina Sub-17. Dois anos depois, foi efetivado como treinador da categoria. Ao longo da carreira, disputou três Campeonatos Sul-Americanos. Em 2016, chegou à sua primeira final da competição, liderou a equipe na decisão contra a Venezuela. Na casa das anfitriãs e com o estádio lotado, as venezuelanas acabaram vencendo o Brasil por 1 a 0.

O primeiro título veio neste ano, com a conquista da competição sul-americana na Argentina. Em 2016, Luizão comandou a equipe em seu primeiro Mundial Sub-17, na Jordânia. O Brasil terminou na terceira colocação do grupo. Em 2018, Luizão chega ao Mundial auxiliado por Débora Ventura, uma estreante em Mundiais, mas que traz no currículo o fato de ser a primeira mulher a concluir a Licença PRO da CBF, o último estágio.

– Edições da Copa do Mundo Feminina Sub-17:

Será a segunda edição de uma Copa do Mundo Feminina na América do Sul. A primeira foi o Mundial Feminino Sub-20, em 2008, no Chile. Justamente o ano da primeira edição do torneio Sub-17, que aconteceu na Nova Zelândia. A competição de base acontece a cada dois anos, e já foram realizadas cinco edições. O maior campeão é a Coreia do Norte com dois títulos (2008 e 2016), seguido de Coreia do Sul (2010), França (2012) e Japão (2014) com um título cada.

Até o Uruguai 2018, o Brasil participou de quatro edições, apenas em 2014 as brasileiras não se classificaram. As melhores campanhas da Canarinho foram as duas vezes em que chegaram às quartas de final, sendo eliminada pela Espanha, em 2010, e pela Alemanha, em 2012.

Mais em Futebol