Siga o OTD

Esportístico

Os brasileiros com mais medalhas em uma edição olímpica

Conquistar duas ou mais medalhas em uma Olimpíada é um feito raro para atletas brasileiros. Saiba quem são essas lendas

Vivência Olímpica Isaquias Queiros canoagem de velocidade medalha Olimpíada Rio 2016
Isaquias Queiroz (foto: Alexandre Loureiro/COB)

Já parou para pensar em o quanto é raro para o Brasil ter atletas conquistando duas ou mais medalhas em uma mesma edição de Jogos Olímpicos?

É um feito raríssimo, na verdade. O Brasil já contou com mais de dois mil atletas em Jogos Olímpicos, desde 1920. Desses, 344 conquistaram medalhas. E, desses, somente cinco subiram ao pódio mais de uma vez em uma mesma Olimpíada.

+ Siga o Esportístico no Instagram
+ Curta a página do Esportístico no Facebook
+ Conheça o canal do Esportístico no YouTube

E logo na primeira participação brasileira, na Antuérpia em 1920, dois atletas conquistaram duas medalhas.

Guilherme Paraense e Afrânio Costa faziam parte da equipe que levou a prata na prova de tiro da pistola livre de 50m. Além disso, cada um levou mais uma medalha: Guilherme foi ouro na pistola rápida de 30m e Afrânio, bronze na pistola livre de 50m.

Demoraram 76 anos para que um brasileiro voltasse a subir no pódio duas vezes em uma edição olímpica. O autor do feito foi o nadador Gustavo Borges, medalhista de prata nos 200m livre e de bronze nos 100m livre nos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996.

Outro nadador, Cesar Cielo, também obteve duas medalhas em uma mesma edição. Em 2008, ele conquistou a histórica medalha de ouro nos 50m livre. Antes disso, havia sido bronze nos 100m livre.

No Rio de Janeiro, em 2016, o canoísta Isaquias Queiroz não só fez história por subir mais de uma vez no pódio, mas por se tornar o primeiro, e até hoje único, brasileiro, a fazê-lo por três vezes em uma única Olimpíada. Ele foi prata no C-1 1000m e no C-2 1000m, nesta ao lado de Erlon de Souza, e bronze no C-1 200m.

Nos Jogos de Tóquio, em 2021, teremos brasileiros subindo mais de uma vez no pódio olímpico? Façam suas apostas!

Mais em Esportístico