Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Brasileiro em Cadeira de Rodas acontece no fim de semana

Mais de 130 atletas participarão da primeira edição do Campeonato Brasileiro de Esgrima em Cadeira de Rodas e Halterofilismo, no Centro de Treinamento Paralímpico, nos dias 12, 13 e 14 de outubro.

Brasileiro em Cadeira de Rodas acontece neste fim de semana
Leandro Martins/MPIX/CPB

A esgrima em cadeira de rodas e o halterofilismo descobrirão seus campeões brasileiros no próximo fim de semana, de 12 a 14 de outubro. O primeiro Campeonato Brasileiro das modalidades acontecerá no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, e contará com a participação de 94 halterofilistas e 40 esgrimistas, de 12 Estados e do Distrito Federal.

Para os levantadores de peso, o Brasileiro servirá como seletiva para a principal competição internacional do ano: o Campeonato Regional das Américas, que acontecerá em dezembro, na cidade de Bogotá, na Colômbia. Os regionais continentais contam pontos para o ranking paralímpico da modalidade – que é vital na obtenção de vagas para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020.

“Nem medalhistas paralímpicos têm vaga garantida para o Regional das Américas, então teremos uma competição bastante forte. Nossos principais atletas virão para brigar por vaga”, disse Felipe Dias, coordenador-técnico do halterofilismo e da esgrima em cadeira de rodas no Comitê Paralímpico Brasileiro.

As marcas feitas pelos halterofilistas em São Paulo serão homologadas no ranking mundial, já que a competição é reconhecida pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC, sigla em Inglês). Por isso, alguns atletas passarão pela classificação funcional internacional. “Ficamos um tempo sem pedir o reconhecimento para o IPC, mas entendemos a importância disso, não só para os atletas, mas também para os árbitros. Assim, os atletas podem pleitear Bolsa Pódio, por exemplo, e a arbitragem ganha experiência e pode subir de nível internacionalmente”, comentou Felipe.

Participam desta competição os atletas que atingiram o índice mínimo qualificatório. No masculino, além do índice, a inscrição ficou restrita apenas aos oito primeiros colocados do ranking nacional de cada categoria.

Já na esgrima em cadeira de rodas, o Campeonato Brasileiro encerra a temporada nacionalmente e será última oportunidade de a comissão técnica avaliar os atletas visando às próximas convocações para Seleção Brasileira. Ainda neste ano, o Brasil disputará mais duas etapas da Copa Mundo da modalidade: na Geórgia, em novembro, e no Japão, em dezembro.

“A categoria C está perdendo força mundialmente, então naturalmente no Brasil também temos menos atletas. Nesta competição, não teremos nenhum atleta desta classe e a constância do número de inscritos nos deixa feliz porque significa que as categorias A e B tiveram um aumento de atletas”, analisou Felipe.

O Campeonato Brasileiro de Esgrima em Cadeira de Rodas e Halterofilismo é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Ao longo desta temporada, três etapas nacionais de cada modalidade foram realizadas e os melhores colocados do ranking nacional pleitearam a vaga para o Brasileiro.

Mais em Paralimpíada Todo Dia