Siga o OTD

Esgrima

Tarcisio Mendes conquista a prata no Pan-Americano Cadete

Foto: Arquivo pessoal

Com a participação de oito attleas, Tarcisio Mendes é o melhor brasileiro até então e conquista a prata no Pan-Americano Cadete

No terceiro dia de competições do Pan-Americano Cadete de Esgrima, realizado em San José, desde o último sábado (3) até o próximo sábado, (10). Tarcisio Mendes conquistou a medalha de prata no toneiro de espadas, seguido por Lucas Noriega, que encerrou sua participação na 5ª colocação no masculino, e por Pedro Petrich que foi o sétimo. No feminino a melhor atleta brasileira foi Taliata Calazans, na 18ª posição.

Na fase de grupos do Pan-Americano de Esgrima, Tarcisio Mendes foi o primeiro do grupo 3, com quatro vitórias e uma derrota, ao lado do chileno Jorge Valderrama. No mata mata, Mendes estreou contra o americano Jacob Lei dominando o duelo por 15 a 7. Na segunda rodada, o brasileiro enfrentou o esgrimista do Chile Joaquin Bustos, conseguindo mais um triunfo com facilidade por 15 a 4.

Pelas quartas-de-final, Mendes teve como oponente o argentino Lucio Perez Ondarts, no duelo mais equilibrado do dia, o atleta do Brasil conseguiu vencer por 15 a 13. Na semifinal, o adversário foi Joshua Zhang, dos Estados Unidos, em um confronto ainda mais difícil, o brasileiro se garantiu na decisão ao triunfar por 15 a 14. Na final o adversário foi Ignacio Perez Contreras, fazendo um duelo Brasil x Argentina. Contudo, neste confronto o argentino foi melhor e saiu vitorioso por 15 a 11, deixando Tarcisio com a prata.

Lucas Noriega foi o primeiro colocado do grupo 5, com 100% de aproveitamento nos cinco combates que realizou. Nas eliminatórias, o brasileiro teve folga na primeira rodada, na segunda fase, teve como adversário o canadense Steven Grams e foi derrotado por 15 a 11 e acabou eliminado.

Outro brasileiro com boa participação foi Pedro Petrich. Na primeira fase, o esgrimista do Brasil avançou como um dos líderes do grupo 6, com quatro vitórias em cinco combates. Nas eliminatórias, Petrich cruzou com o colombiano Juan Pedro Rincon e venceu por 15 a 12. Na segunda rodada, teve como oponente outro esgrimista da Colômbia, Simon Lombana Martínez, desta vez sendo derrotado por 15 a 9 e dando adeus ao torneio. Lucas Busnardo terminou a competição na 23ª posição

Brasil longe do pódio no feminino

No feminino, o Brasil contou com outras quatro atletas, dentre elas, a melhor foi Talita Calazans que terminou em 18º, seguida por outras duas compatriotas, Mariana Hauschild e Valentina Baldi, que foram 19º e 20º, respectivamente.

Talita Calazans, conseguiu três vitórias nos cinco primeiros confronto pelo Pan-Americano Cadete de Esgrima. Nas eliminatórias a brasileira cruzou com a mexicana Andrea Judith Salamanca Aleman, e acabou derrotada por 15 a 12 e eliminada.

Mariana Hauschild terminou a fase de grupos com o mesmo desempenho que sua compatriota e no mata mata teve como oponente outra mexicana, Jimena Torres Guitierrez. No duelo, a esgrimista do México conseguiu o domínio e a vitória por 15 a 6, tirando a brasileira da competição.

Valentina Baldi também teve três vitórias em cinco combates na fase de grupos da competição. Na fase entre as 32 melhores, a brasileira enfrentou a venezuelana Miranda Celis e acabou derrotada por 15 a 7, sendo eliminada do torneio continental. Outra representante do Brasil no Pan-Americano Cadete de Esgrima foi Ketlin di Rienzo, que terminou na 22ª posição.

 

 

Mais em Esgrima