Siga o OTD

Coronavírus

Chocada, Bia Bulcão se manifesta sobre a morte de técnico

Gennady Miakotnykh era treinador pessoal da esgrimista, um dos convocados da seleção brasileira e do Esporte Clube Pinheiros

Bia Bulcão, esgrima, Jogos Pan-Americanos
Com Miakotnykh ao seu lado, Bia Bulcão foi medalha de bronze no Pan de Lima (Washington Alves/COB)

A esgrimista Bia Bulcão, medalhista de bronze do florete feminino nos Jogos Pan-Americanos de Lima-2019, manifestou seus sentimentos pela morte de seu técnico, o russo Gennady Miakotnykh, de 79 anos. O treinador estava no Brasil há 18 anos e faleceu nesta quarta-feira (25). O nome histórico da modalidade fez com que a Confederação Brasileira de Esgrima (CBE) publicasse em sua conta oficial no facebook uma nota de pesar pelo acontecimento.

+ COI abre espaço para Jogos no 1º semestre

“Estou profundamente triste e chocada com a notícia. O Gennady foi mais que um treinador, era quase um membro da família. Estava junto comigo em quase todos os momentos de minha carreira profissional e devo a ele todo o meu crescimento como atleta e como pessoa”, disse Bia, ainda bastante consternada.

O treinador contribuiu para que a atleta conquistasse a primeira medalha do país na modalidade nos Jogos Pan-Americanos realizados em Lima, no ano passado. Ela conquistou o bronze no florete individual.

Além de técnico pessoal de Bia Bulcão, Gennady Miakotnykh era um dos treinadores convocados pela seleção brasileira e ocupada o cargo no Pinheiros. O comandante acompanhava a atleta em quase todos os eventos no Brasil e no exterior. O russo foi o profissional que deu a primeira aula de esgrima para Bia.

Miakotnykh esteve pela última vez com a esgrimista há alguns dias, em Anaheim (EUA), onde ela disputaria a última etapa do Grand Prix de esgrima antes do fechamento da janela de classificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio, no dia 14. O torneio foi cancelado, em razão da declaração de pandemia do coronavírus.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Ainda não há confirmação sobre a causa de sua morte. O técnico não apresentava nenhum sintoma de coronavírus até a véspera, mesmo tendo estado em locais com grande disseminação da doença. Inicialmente, os médicos suspeitam de problemas cardíacos. O resultado do teste será divulgado em até 48 horas.

Bia regressou ao Brasil no dia 16, chegando a São Paulo no dia seguinte. Desde então, está em isolamento preventivo por ter estado longo tempo no exterior, embora não apresente sintoma da Covid-19.

Mais em Coronavírus