Siga o OTD

Esgrima

Bia Bulcão é a melhor brasileira do dia em torneios pela Europa

No Grand Prix de Turim de florete, ela ficou a uma vitória da chave principal; Já em Barcelona, na etapa da Copa do Mundo de florete, Amanda Simeão e Victoria Vizeu pararam na primeira rodada eliminatória preliminar

Bia Bulcão, no Grand Prix de Turim de florete de esgrima
(Augusto Bizzi/FIE)

Bia Bulcão foi a brasileira com melhor desempenho entre as seis que disputaram torneios de florete e espada iniciados na sexta (7) na Europa. A primeira medalhista brasileira na arma em Jogos Pan-Americanos ficou a uma vitória da chave principal do Grand Prix de Turim no florete.

Ana Toldo e Mariana Pistoia também disputaram na cidade italiana, mas não foram além da fase de grupos, as chamadas poules, a primeira em competições de esgrima.

Além das três, Amanda Simeão, Victoria Vizeu e Lorana Schwantes competiram na Europa nesta sexta, mas na etapa da Copa do Mundo de espada disputada em Barcelona.

Bulcão por uma

Bia Bulcão começou a campanha em Turim pelas poules, vencendo quatro em seis combates, sendo que cinco foram decididos apenas por um ponto.

Derrotou a húngara Kata Kondricz, Wong Maxine Jie Xin, de Cingapura, e a italiana Marta Cammilletti por 5 a 4, além de Maria Stamos, dos Estados Unidos, por 5 a 1. As derrotas foram para a canadense Eleanor Harvey, por 3 a 2, e a japonesa Arisa Kano, por 4 a 3.

Com os resultados, Bia Bulcão entrou na fase eliminatória preliminar pela primeira rodada. Venceu a argentina Flavia Mormandi por 15 a 6, mas parou a seguir, na última antes da chave principal, com derrota por 15 a 1 para a húngara Fanni Kreiss, 20ª do ranking mundial. Assim, a brasileira, número 80, sai no 81ª lugar na classificação geral, entre 176 participantes.

Ainda em Turim, Ana Toldo ganhou apenas uma em seis duelos, da francesa Rozene Castanie, e sai da competição com a 155ª colocação. Já Pistoia perdeu as seis e ficou em 169º lugar no torneio de florete.

+ SIGA O NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM

Espada em Barcelona

Na Copa do Mundo de espada disputada em Barcelona, Victoria Vizeu, de apenas 15 anos, chegou perto de passar pela primeira rodada preliminar eliminatória. Perdeu para a Victoria Mo, dos Estados Unidos, por 15 a 13 e acabou eliminada. Para chegar lá, nas poules, ganhou quatro de seis.

Amanda Simeão, na Etapa de Barcelona da Copa do Mundo de espada de esgrima
Amanda Simeão em Barcelona (Eva Pavía/BizziTeam/FIE)

Amanda Simeão teve aproveitamento de 50% nos grupos, vencendo três e perdendo três. Também caiu na primeira rodada preliminar eliminatória ao perder por 15 a 6 para a suíça Noemi Moeschlin. Lorana Schwantes ganhou apenas uma nas seis disputadas das poules e ficou por lá mesmo, saindo de Barcelona na 233ª colocação entre 273 participantes.

Neste sábado, a campeã Mundial Nathalie Moellhausen entra em ação já direto na chave principal da Copa do Mundo de espada em Barcelona.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Esgrima