Siga o OTD

Esgrima

Bia Bulcão fica nas oitavas em torneio satélite de Barcelona

Heitor Shimbo e Pedro Marostega também representaram o Brasil na competição espanhola de florete; Lucas Noriega competiu em Dublin

Bia Bulcão, no florete
(arquivo)

A brasileira Bia Bulcão chegou até as oitavas de final do Torneio Satélite de Barcelona de Esgrima, no florete, neste sábado (26). Além dela, Heitor Shimbo e Pedro Marostega representaram o Brasil na competição espanhola. Já Lucas Noriega competiu em Dublin, na Irlanda.

Bia Bulcão foi a segunda melhor colocada de seu grupo na etapa das poules com quatro vitórias e somente uma derrota. Caiu apenas para a eslovaca Kitti Bitterova, que ganhou todas nesta fase. Com o desempenho, a brasileira, que entrou para história da esgrima brasileira nos Jogos Pan-Americanos de Lima, foi direto para a rodada dos 64 no torneio eliminatório, o tableau.

“Gostei muito como eu joguei. Estava bem concentrada, apesar do cansaço da viagem, e consegui fazer uma boa pule. Só errei a estratégia contra a canadense. O combate contra ela não foi legal, mas, dentro das condições, o saldo foi muito positivo. Foi uma competição fortíssima, com mais de 80 atletas e algumas medalhistas olímpicas”, ressaltou a atleta.

A primeira adversária foi a romena Petra Magyar, batida pela brasileira com 15/3. A seguir, já entre as 32 melhores, Bia Bulcão despachou outra atleta da Romênia, Ana Boldor, por 15 a 7. O confronto seguinte foi contra a canadense Jessica Guo, que venceu e eliminou a brasileira por 15 a 3. Bulcão ficou em 10º na classificação final.

+ INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL YOUTUBE

Shimbo, Marostega e Noriega

Heitor Shimbo parou uma rodada antes e terminou o torneio masculino na 20ª colocação. Nos grupos ele enfrentou seis rivais e venceu cinco. Foi direto para a chave dos 64 e lá derrotou o canadense Mikhail Sweet por 15 a 8, mas perdeu na chave dos 32 para o tunisiano Mohamed Samadi por 15 a 9.

Pedro Marostega venceu três e perdeu três nas poules e teve de entrar na primeira rodada do eliminatório, a chave dos 128. Venceu o espanhol Jorge Sanz por 15 a 8, mas na segunda rodada foi eliminado pelo argentino Augusto Servello por 15 a 12. Fechou sua participação na 59ª posição.

Em outro torneio satélite, em Dublin, Lucas Noriega conseguiu três vitórias e três derrotas nas poules, passou para o eliminatório. Lá acabou eliminado após derrota por 15 a 8 para o alemão Niklas Multerer em duelo válido pela primeira rodada, a dos 64. Fechou a sua participação com o 41º lugar.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Esgrima