Siga o OTD

Esgrima

São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul dominam o Brasileiro

No dia de disputas por estados, o trio leva todos os títulos da etapa do campeonato nacional

Foto: Reprodução/Instagram

A etapa do Campeonato Brasileiro de esgrima de 2019 foi dominada por três estados neste domingo (06). Na disputa por equipes, que é feita com os esgrimistas defendendo estados, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul ficaram com as seis medalhas de ouro possíveis.

Na disputa da espada feminina, o time de São Paulo, formado por Amanda Simeão, Tabea Alves e Lorana Schwantes, ficou com a medalha de ouro ao vencer a equipe do Paraná, das esgrimistas Marcela Silva, Victoria Vizeu e Renata Zettermann, por 45 a 26. O bronze foi de Minas Gerais.

Entre os homens, o Paraná fez dobradinha. O time formado por Lepoldo Gilbert Athos Schwantes e Gabriel Assis superou o trio Gabriel Bonamigo, Lucae Oro e Pedro Petrich, por 45 a 29 e ficou com a medalha de ouro. O bronze para Minas Gerais.

Na sabre feminina foi a vez de São Paulo ficar com ouro e prata. O trio formado por Karina Trois, Pietra Chierighini e Stephanie Grosche superaram Carolina Anzolin, Luana Pekelman e Carla Scalabrin, por 45 a 23, e ficaram com o ouro. O bronze foi do Rio Grande do Sul.

No sabre masculino o pódio foi 100% paulista. O time composto por Henrique Garrigos, Matheus Becker e Fabio Salles superou por 45 a 33 o trio Gabriel Vasques, Rafael Lee e Renato Saliba para ficar com o ouro no Brasileiro de esgrima. O bronze foi para Rafael Lombardi, Thomas Fasting e Rodrigo Baldin.

No florete feminino, o Rio Grande do Sul fez ouro e prata. Na decisão do nacional por equipes, o trio formado por Gabriela Checchini, Augusta Oliveira e Ana Toldo venceu Giovana Bonetti, Talia Calazans e Daphne Becker, por 45 a 40, e terminou no primeiro lugar. O bronze foi para São Paulo.

Na final mais disputada do dia, o Rio Grande do Sul, com o trio formado Pedro Marostega, Daniel Velasco e Eduardo Gastal, superou os paulistas Ricardo Pacheco, Heitor Shimbo e Rafael Malaragno por 44 a 43 e ficou com o título do florete masculino. O bronze também ficou com São Paulo.

Mais em Esgrima