Siga o OTD

Esgrima

Brasil fecha o dia com dois ouros e uma prata no Sul-Americano

No segundo dia da competição continental, Alexandre Camargo, Richard Grunhauser e Mariana Pistoia subiram ao pódio

Reprodução Facebook

Depois de Karina Trois ser o destaque do primeiro dia do Sul-Americano de Esgrima, em Santiago, o Brasil voltou a subir no pódio nesta quarta-feira (25). Na disputa da espada masculina, Alexandre Camargo e Richard Grunhauser fizeram a dobradinha. Já no florete feminino, Mariana Pistoia saiu com a medalha de ouro. As disputas individuais da competição continental seguem até esta quinta-feira (26).

Na chave da espada masculina, Alexandre Camargo e Richard Grunhauser terminaram a primeira fase invictos. Na primeira rodada eliminatória do Sul-Americano de Esgrima de 2019, Alexandre venceu o uruguaio Antonio Diverso, por 15 a 4. Nas oitavas, Camargo teve o duelo mais difícil do dia. No confronto contra Eduardo Biel, do Peru, o esgrimista brasileiro saiu com a vitória por 15 a 13, se garantindo nas quartas. Nela, o atleta do Brasil fez 15 a 13 contra o chileno Pablo Catalán, se colocando na semifinal e garantindo uma medalha.

Já Richard Grunhauser começou a fase eliminatória já nas oitavas de final. Nela, o brasileiro superou o chileno Santibañez, por 15 a 8. Nas quartas, o adversário da vez foi Feli Ayacan, também do Chile, e Richard venceu por 15 a 7, se garantiu entre os quatro melhores atletas na semifinal do Sul-Americano de esgrima.

Nas semifinais, Alexandre Camargo enfrentou e venceu Gonzalez Alarcon, do Chile, por 15 a 11, se garantindo na decisão da competição continental. Já Richard Grunhauser superou Agustin Gusman, da Argentina, por 15 a 7 e confirmou uma decisão 100% brasileira. Na disputa pela medalha de ouro, Alexandre  conseguiu ser um pouco superior e venceu Richard, por 15 a 11, conquistando o primeiro lugar no Sul-Americano de esgrima de 2019.

Também participaram da disputa do Sul-Americano de esgrima Alvaro Donato (9º), Fabrizio Lazaroto (11º), Carlos Moreira (12º), Mauricio Pellegrino (15º) e Gabriel Julio (17º).

Ouro no feminino 

Com apenas uma derrota na fase de grupos, Mariana Pistoia cresceu durante a competição. Depois da derrota no penúltimo confronto da primeira fase, a brasileira enfrentou Valentina Oliveira, do Uruguai, e saiu com a vitória por 15 a 11, se garantindo nas quartas de final da competição.

Na disputa por uma das vagas nas semifinais, Mariana Pistoia teve pela frente Dani Roquez, da Argentina, e conseguiu a vitória por 15 a 7, garantindo uma medalha no Sul-Americano de Esgrima de 2019. No confronto que valia a vaga na decisão, Mariana teve como oponente Lucia Ondarts, também da Argentina. No duelo, mais uma vez, a brasileira saiu com a vitória, agora por 15 a 9, se garantindo na final.

Na disputa pela medalha de ouro, Proestakis Ortiz foi a adversária de Mariana Pistoia. No duelo, a brasileira foi superior na reta final e venceu, por 15 a 13, ficando com a medalha de ouro no Campeonato Sul-Americano de Esgrima.

Também disputaram o florete feminino Ana Toldo (13ª) e Mariana Hauschild (24ª).

Mais em Esgrima