Siga o OTD

Esgrima

Bulcão vence etapa do Circuito Nacional e garante Pré-Olímpico

Medalhista pan-americana, Bia Bulcão, vence a terceira competição nacional do ano e não pode ser mais superada na disputa pela vaga do Brasil; além dela: Henrique Marques, Karina Trois e Bruno Pekelmen também venceram

Bia Bulcão, da esgrima
Washington Alves/COB

Bia Bulcão confirmou a sua boa fase e foi absoluta em mais uma etapa do Circuito Nacional de Esgrima. Na manhã e tarde deste domingo (15), no ginásio do Clube Paulistano, em São Paulo (SP), a atleta do Esporte Clube Pinheiros venceu a quarta e última etapa do Circuito, se isolando ainda mais no ranking nacional de florete feminino e garantindo a vaga no Pré-Olímpico das Américas, ainda sem data e local definido.

+ INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL DO YOUTUBE

Esta foi a terceira vitória de Bia no Circuito Nacional, em quatro etapas disputadas. Antes, ela tinha vencido no Rio de Janeiro e em Porto Alegre, além de ter ficado em segundo na primeira etapa de São Paulo. Assim, não pode ser mais superada na briga pela vaga brasileira no Pré-Olímpico, pois só há mais uma competição nacional na temporada, que é o Campeonato Brasileiro.

Bia fez uma boa pule na competição de São Paulo. Classificou-se bem e ficou de bye na fase de 32. Nas oitavas, não encontrou dificuldades para superar Gabriela Magini, do SSJE São Jorge (SP), por 15 a 1, e depois bater, nas quartas, Giovana Bonetti, do Grêmio Náutico União (RS), por 15 a 7. Na semifinal, vitória apertada sobre Talia Calazans, também da equipe gaúcha, por 15 a 13. Na decisão, sua principal adversária na briga pela vaga no Pré-Olímpico, Gabriela Cecchini, outra integrante do time gaúcho. Vitória por 15 a 8.

“Joguei muito bem, estava me sentindo bem. Comecei forte na pule e sabia que isso era importante para pegar uma chave melhor na sequência. Fui experimentando algumas ações e me preparando para o momento decisivo. Na semifinal, encontrei bastante dificuldade, mas o que é normal. Foi importante para entrar ligada na final”, avaliou a campeã.

Além de ser a representante brasileira no Pré-Olímpico, Bia ainda pode obter a vaga nos Jogos de Tóquio 2020 pelo ranking mundial. “O foco agora passa a ser os torneios internacionais e o Mundial Militar, em outubro”, explica a atleta.

Florete Masculino

Nesse sábado (14), Henrique Marques levou a melhor na prova do florete masculino do Circuito Nacional de Esgrima. Para alcançar o primeiro lugar do pódio, Marques passou direto para a fase 32 quando bateu Pedro Montagna por 15 a 7. Depois, nas oitavas, venceu Eduardo Gastal por 15 a 11. Nas quartas, Henrique fez um confronto equilibrado com Heitor Shimbo e ficou com a vitória por 15 a 14. Já na semifinal, superou Pierre Souza por 15 a 8. E, na final, foi a vez de passar por Pedro Marostega por 15 a 9.

Sabre Feminino

Também no sábado (14) foi realizada a etapa do Circuito Nacional de Esgrima da categoria sabre feminino, que garantiu a medalha de ouro para Karina Trois. A brasileira venceu nas oitavas de final Isabela Cunha por 15 a 7. Depois, nas quartas, Trois passou pela compatriota Luiza Lee por 15 a 10. Na semifinal, superou Pietra Chierighini por 15 a 8. Na final, Karina venceu Luana Pekelmen por 15 a 9.

Sabre Masculino

Além de Bia, quem também venceu nesse domingo (15) foi Bruno Pekelman na categoria sabre masculino do Circuito Nacional de Esgrima. O brasileiro começou passando por Olegario Vasconcelos por 15 a 3. Depois, nas oitavas, Pekelman bateu o argentino Nicolás Juárez por 15 a 5. Nas quartas de final, Bruno venceu Fabio Salles em um confronto acirrado por 15 a 13. Mais um jogo difícil, mas dessa vez na semifinal, quando Pekelman superou Enrico Pezzi por 15 a 13. Na final, o brasileiro garantiu o título da categoria contra Fernando Suavasim por 15 a 9.

Jornalista formada pela Cásper Líbero. Apaixonada por esportes e boas histórias.

Mais em Esgrima