Siga o OTD

Esgrima

Bia Bulcão fecha a participação no Mundial no top 64

Crédito: Augusto Bizzi/FIE.

A esgrimista brasileira Bia Bulcão encerrou, nesta sexta-feira (19), a sua participação no torneio individual do Mundial de Esgrima de Budapeste, na Hungria. Ela foi derrotada pela japonesa Sera Azuma, 12ª colocada no ranking mundial de florete, por 15 a 10, terminando o torneio de florete feminino entre as 64 melhores (55° lugar), como a melhor brasileira.

No torneio de Budapeste, na última terça-feira (16), a brasileira venceu a sul-coreana Seo In Hong (48ª do ranking mundial), a canadense Kelleigh Ryan (32ª da lista), a irlandesa Finulla Mageras e a grega Maria-Eleni Chaldaiou na pule, além da polonesa Martyna Dlugosz, 46ª do ranking mundial, na fase preliminar de 64.

Apesar da derrota, Bia avaliou como bem positiva a atuação até aqui em Budapeste. Ela igualou sua melhor participação em Mundiais, ficando em posição que não atingia desde 2015.

“O jogo com a japonesa foi equilibrado, mas foi bem cansativo. Ela é muito rápida e me dificultou. Manter o mesmo ritmo foi complicado, mas gostei muito do confronto. Vi a possibilidade de ganhar e percebo que estou chegando bem perto destas atletas. Foi um grande aprendizado para os Jogos Pan-Americanos e as próximas competições. Estou bem satisfeita, pois senti que poderia chegar ainda mais longe”, comentou Bia, após a disputa.

A esgrimista ainda defenderá o Brasil no torneio de equipes, neste sábado. Na quarta-feira (24), ela retorna ao Brasil e inicia a preparação para os Jogos Pan-Americanos no Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo (SP).

Confira a programação completa da esgrima no Pan 2019.

Mais em Esgrima