Siga o OTD

Esgrima

Brasil conquista nove medalhas no 2º dia do Sul-Americano

Com medalhas em cinco das seis categorias, o time brasileiro manteve o ritmo de conquistas na competição continental

Pan-Americano cadete e juvenil de esgrima
Divulgação

Depois de terminar o o primeiro dia de competições com três ouros, o Brasil manteve o ritmo no Sul-Americano de esgrima. Nesta quarta-feira (05), na disputa da categoria cadete, o time de atletas brasileiros conquistaram nove medalhas, com destaque para Luana Pekelman e Fabio Salles, que conquistaram o ouro na disputa do sabre.

Sabre masculino 

Na disputa do sabre masculino, o Brasil conquistou duas medalhas. Nas semifinais Fabio Salles enfrentou e venceu o compatriota Matheus Becker, por 15 a 12. Do outro lado da chave, Samuel Gualtero, da Colômbia, superou o chileno Emiliano Barra, por 15 a 6, avançando para a decisão. Na disputa do ouro, Fabio foi superior desde os primeiros movimentos, saindo com o triunfo por 9 a 4 e conquistando o título continental.

Sabre feminino

Na disputa entre as mulheres, o Brasil conseguiu uma dobradinha. Nas semifinais, Luana Pekelman teve pela frente Maria Leyva, da Colômbia, e saiu com a vitória por 15 a 6. Na outra disputa por um dos lugares na final, Pietra Chierighini superou a argentina Candela Espinosa, por 15 a 11, fazendo a disputa do ouro 100% brasileira. No último duelo da categoria, Luana acabou se saindo melhor pela diferença mínima, por 15 a 14, e ficou com o título do Sul-Americano de Esgrima na categoria cadete.

Espada feminina 

Nas semifinais da disputa da espada feminina, Victoria Vizeu teve pela frente a chilena Camila Bueno e conseguiu o triunfo por 15 a 6. Do outro lado da chave, a colombiana Maria Nusa superou a compatriota Carmen Correa, pelo mesmo placar. Na disputa da medalha de ouro, Maria acabou se saindo melhor do que Victoria, por 15 a 13, e acabou com o título.

Espada Masculina 

Diferente do que aconteceu no primeiro dia de competições, na espada masculina na categoria cadete o Brasil acabou fora do pódio. Nas disputas semifinais, Lucio Pérez Ondarts, da Argentina, superou o boliviano Marco Rojas, por 15 a 5. Já do outro lado da chave, Simón Lombada, da Colômbia, venceu o compatriota Alex Roberto pela diferença mínima, com 15 a 14, e se garantiu na decisão. No duelo de ouro, Lucio venceu por 15 a 11 e se sagrou campeão continental.

Florete feminino 

Na disputa do florete entre as mulheres, o Brasil voltou a conquistar duas medalhas. Nas semifinais, Talia Calazans teve pela frente Rafaela Santibañez, do Chile, e saiu com a vitória por 15 a 10. Já na outra disputa pela vaga na decisão, a chilena Katia Proestakis acabou vencendo a brasileira Gabriella Vianna, por 15 a 8. Na disputa da medalha de ouro, Rafaela acabou se saindo melhor, superou a Talia por 15 a 5, e ficou com o título do torneio continental.

Florete masculino 

Assim como no feminino, na disputa entre os homens, o time brasileiro subiu ao pódio duas vezes. Nas semifinais, Dante Cerquetti, da Argentina, teve pela frente o brasileiro Lorenzo Mion e acabou saindo com a vitória, por 15 a 3. Na outra semi, Paulo Morais enfrentou e venceu José Briceño, da Venezuela, por 15 a 7, avançando para a decisão. Na final, Dante acabou se saindo melhor do que Paulo, conseguiu o triunfo pela diferença mínima, com 15 a 14, e ficou com o título do Sul-Americano de Esgrima na categoria cadete.

Mais em Esgrima