Siga o OTD

Esgrima

Mundial de Esgrima em Cadeiras de Rodas chega ao fim com duplas

Evento em São Paulo reuniu grandes atletas da categoria e teve grande atuação da Itália

No último dia de disputas da terceira etapa da Copa do Mundo de Esgrima em Cadeira de Rodas, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, a equipe russa masculina conquistou o ouro, enquanto a polonesa ficou com a prata e, fechando o pódio, a iraniana celebrou o bronze. Já o pódio feminino foi formado por Itália, Hungria e Rússia.

Cerca de 200 atletas de 29 países estiveram no evento, que conta pontos para o ranking paralímpico classificatório para os Jogos de Tóquio de 2020, iniciado em novembro e que durará até maio de 2020. Neste ainda, ainda acontecerá o Campeonato Mundial da modalidade em Cheongju, na Coreia do Sul, entre os dias 17 e 23 de setembro. A esgrima em cadeira de rodas não compõe o programa de modalidades dos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019.

Entre as partidas, medalhistas paralímpicos e outros expoentes da esgrima em cadeira de rodas destacaram a estrutura encontrada no CT Paralímpico, que completou três anos de inauguração nesta semana. Beatrice Vio, italiana que faturou o ouro no florete B e o bronze na competição em equipes nos Jogos Paralímpicos do Rio 2016, enalteceu o local.

“O Centro de Treinamento Paralímpico é incrível, é realmente muito bem feito. A estrutura é ótima, porque existe a condição perfeita para cada modalidade. Na verdade, nós sonhamos com algo assim na Itália, porque lá não temos nada parecido com isso”, disse. Piers Gilliver, medalhista de prata na espada A no Rio 2016, fez coro à colega.

“Tem sido ótimo estar aqui no Centro de Treinamento Paralímpico. É uma atmosfera esportiva muito legal. Eu adoro competições em um ambiente grande, espalhada pelo ginásio, como acontece aqui. O serviço é incrível e todos esses fatores juntos criam uma combinação muito boa”, finalizou.

Mais em Esgrima