Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Medalhista paralímpica é ouro na Copa do Mundo de Esgrima em CR

A italiana Maria Beatrice Vio faturou no florete, categoria B, na etapa do Brasil da Copa do Mundo, em São Paulo

Alê Cabral / CPB

A italiana Maria Beatrice Vio faturou a medalha de ouro no florete, categoria B, na etapa do Brasil da Copa do Mundo de Esgrima em Cadeira de Rodas, nesta sexta-feira, 24. Foi com esta mesma arma que ela subiu ao lugar mais alto do pódio nos Jogos Paralímpicos Rio 2016.

As disputas da Copa do Mundo de Esgrima em Cadeira de Rodas acontecem no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, e seguem até este sábado, 25, com a participação de mais de 200 atletas de 29 países.

A italiana finalizou as poules em terceiro lugar, atrás das russas Ludmila Vasileva e Irina Mishurova, primeira e segunda colocadas respectivamente. Nas oitavas, ela enfrentou Irma Khetsuriani, da Geórgia, e avançou com o resultado de 15 a 3. Nas quartas de final, derrotou Ping Yunn Chung, de Hong-Kong, por 15 a 8.

Na semifinal, Beatrice venceu a russa Irina Mishurova por 15 a 10. Para se sagrar campeã, duelou contra a russa Ludmila Vasileva e saiu vitoriosa com o placar de 15 a 6.

Esta é a terceira etapa da Copa do Mundo de Esgrima em Cadeira de Rodas em 2019 (Emirados Árabes Unidos, Itália) e compõe o calendário de eventos que somarão pontos para o ranking paralímpico. A lista servirá como base para classificação dos atletas que disputarão os Jogos de Tóquio 2020. O período de qualificação iniciou-se em novembro de 2018 e se encerra em maio de 2020.

Atletas da Alemanha, Argentina, Bélgica, Bielorrússia, Brasil, Canadá, Coréia do Sul, Espanha, Estônia, Estados Unidos, Finlândia, Reino Unido, Geórgia, Grécia, Hong Kong, Hungria, Iraque, Itália, Japão, Líbano, Macau, Polônia, Rússia, Suíça, Tailândia, Turquia e Ucrânia participam desta competição.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Paralimpíada Todo Dia