Siga o OTD

Esgrima

Toldo e Marostega foram os melhores do Brasil na Rússia

No florete, ambos alcançaram a rodada dos 64 classificatória da etapa da Copa do Mundo em São Petersburgo. Outros quatro brasileiros disputaram a competição

Guilherme Toldo parou em francês (Reprodução/Instagram/arquivo)

Pedro Marostega e Guilherme Toldo foram os brasileiros que mais avançaram na etapa de São Petersburgo da Copa do Mundo de esgrima, no florete. Eles chegaram no tableau 64 classificatório para a chave principal, nesta sexta (3). Outros quatro brasileiros disputaram a competição na Rússia.

Na primeira etapa, a fase de grupos, Pedro Marostega venceu quatro dos seis duelos e se classificou para o tableau classificatório com a segunda melhor campanha da chave 19 ao lado do japonês Ryo Miyake, mas com dois toques a menos no saldo: 27 a 25.

O desempenho colocou Pedro Marostega direto na rodada eliminatória dos 128, onde ele bateu o alemão Alexander Kahl por 15 a 12. Logo a seguir, perdeu para o polonês Lezsek Rajski por 15 a 8 e acabou eliminado da competição.

Guilherme Toldo teve campanha bem similar a Pedro Marostega na fase de grupos. No 27, venceu quatro dos seis duelos e teve campanha igual à do japonês Abe Yoshiki com o asiático prevalecendo no saldo de toques: 28 a 27.

Guilherme Toldo também não precisou passar pelo eliminatório classificatório dos 256 e, no dos 128 venceu o austríaco Tobias Reichetzer por 15 a 5. Contra o francês Vincent Simon, porém, caiu por 15 a 10.

Mais Brasil em São Petersburgo

Outros três brasileiros passaram pela fase de grupos, todos com duas vitórias em seis disputas. Pierre Souza, Heitor Shimbo e Julien Beneux. Entraram na rodada dos 256 do tableau eliminatório classificatório e Heitor Shimbo passou para a de 128, onde caiu para o francês Rafael Savin por 15 a 10.

Na rodada dos 256 Shimbo venceu Julien Beneux pelo mesmo placar e Pierre Souza perdeu para o russo Evgeniy Lomtev por 15 a 7.

Henrique Marques foi o único que não superou os grupos. Perdeu cinco dos seis duelos na chave 30.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Esgrima