Siga o OTD

Esgrima

Cinco disputam eliminatório da espada no mundial júnior

Fabrizio Lazaroto foi o que avançou mais, chegando entre os 64 melhores da competição. Victoria Vizeu, Giorgia Giordano, Gabriel Bonamigo e Leopoldo Gubert também passaram pela chave de grupos

O Brasil classificou cinco atletas para a fase eliminatória da espada júnior no Mundial Júnior de Esgrima. Fabrizio Lazaroto foi o que avançou mais, chegando entre os 64 melhores da competição individual nesta sexta (12) na Polônia.

Fabrizio Lazaroto ganhou quatro dos seis duelos que fez na fase de grupos, melhor aproveitamento de sua chave ao lado do chileno Jorge Valderrama e do croata Vedran Markota. Pelos critérios de desempate ficou atrás do sul-americano, em 55º na classificação geral.

Na fase seguinte, a eliminatória, disputou a rodada dos 128 contra o canadense Fynn Fafard e venceu por 15/3. A seguir parou no húngaro David Nagy, o nono melhor da classificação geral na fase de grupos, empatado com outros dois atletas.

A campanha deixou Fabrizio Lazaroto em 44º lugar na espada júnior do mundial de esgrima.

Gabriel Bonamigo também ganhou quatro em seis duelos ficando atrás somente do egípcio Ibrahim Ramadan, que venceu cinco. Na fase eliminatória perdeu para outro egípcio, Mohanad Shaban, por apertados 15 a 14. Sai da competição com a 84ª colocação.

Leopoldo Gubert também passou pela fase de grupos, mas com uma vitória a menos, três, nos mesmos seis duelos. Ficou em quarto na chave. Na eliminatória caiu na rodada dos 128 ao perder para o sul-coerano Jang Minhyeok por 15 a 11. No fim, fechou o mundial júnior de esgrima em 108º na espada.

Victoria Vizeu e Giorgia Giordano

Da seleção feminina, Victoria Vizeu e Giorgia Giordano foram as que passaram para o torneio eliminatório. Renata Zettermamn e Carolina Polo disputaram apenas a chave de grupos.

As duas se classificaram com duas vitórias em seis duelos. No eliminatório, Victoria Vizeu perdeu por 15 a 3 para a italiana Alessandra Bozza e encerrou sua participação em 98º. Giorgia Giordano perdeu por 15 /11 para a chinesa Xing Yao e acabou em 105º.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Esgrima