Siga o OTD

Esgrima

Por equipes, Brasil fica entre os 16 melhores na Copa do Mundo

Equipe masculina termina na 15ª colocação e a feminina é a 16ª na classificação geral

Divulgação

Dando sequência as primeiras etapas da Copa do Mundo de esgrima, as equipes masculinas e femininas do florete brasileiro entraram em ação neste domingo (13). Em Katowice, na Polônia, o trio formado por Ana Beatriz Bulcão, Mariana Pistoia, Gabriela Cecchini terminou na 16ª colocação.

Não muito longe dali, mais precisamente em Paris, capital da França, Henrique Marques, Heitor Shimbo e Guilherme Toldo terminaram na 15ª posição geral.

Apesar de o ranking olímpico só começar pra valer em abril, é importante para as equipes do Brasil começarem a se posicionar bem para pegarem chaves mais acessíveis no futuro.

Por exemplo, na etapa de Paris o masculino foi cabeça de chave número 17, enquanto a Hungria 16. Essa é uma posição complicada, já que se enfrenta equipes mais fortes, e os pontos para o ranking olímpico são maiores entre as 16 melhores equipes. Caso o Brasil fosse cabeça de chave número 14, por exemplo, pegaríamos a Colômbia pela frente, que não tem tanta tradição assim na esgrima.

Copa do Mundo de esgrima – Florete feminino – Etapa de Katowice

A equipe do florete feminino começou a disputa ganhando de 45 a 33 da Austrália e passou para as oitavas de final. Mas pelo chaveamento, o trio brasileiro Ana Beatriz Bulcão, Mariana Pistoia, Gabriela Cecchini acabou pegando a forte equipe russa, cabeça de chave número 2.

Diante da Rússia, as brasileiras não tiveram chances e perderam por 45 a 25. Com isso, o trio feminino ficou de fora das primeiras posições. Na sequência, o trio do Brasil teve a Hungria pela frente. De novo, uma nova derrota, desta vez por 45 a 32.

Com isso, as brasileiras foram para a disputa do 13° ao 16° lugar. Nos duelos contra Hong Kong, o time brasileiro acabou sendo superado por 45 a 37. Com isso, o Brasil acabou caindo para a disputa do 15º lugar, contra a Áustria.

Na disputa, mais uma vez a equipe formada por Ana Beatriz Bulcão, Mariana Pistoia, Gabriela Cecchini acabou sofrendo a derrota, agora por 45 a 35, deixando o Brasil na 16ª colocação geral na etapa de Katowice da Copa do Mundo de Esgrima.

Copa do Mundo de esgrima – Florete masculino – Etapa de Paris

O dia começou bem para o trio brasileiro, que venceu, por 45 a 38, a grande rival Hungria (que era levemente favorita) e também passou para a fase de oitavas de final. O problema é que na sequência veio a forte equipe dos Estados Unidos, cabeça de chave número 1.

Até que os duelos foram disputados, mas deu EUA por 45 a 34. Com isso, Henrique Marques, Heitor Shimbo e Guilherme Toldo foram para as disputas do nono aos 16° lugar. E o primeiro desafio foi a equipe chinesa, que derrotou os brasileiros por 45 a 35.

Sendo assim, o trio brasileiro foi para a disputa do 13° ao 16° lugar. Pela frente os dinamarqueses e  uma nova derrota. No confronto mais disputado do dia para o Brasil, a Dinamarca levou a melhor e venceu por 45 a 41.

Com três derrotas em sequência, os brasileiros foram para a disputa do 15° lugar contra os canadenses. Na série de duelos, o time brasileiro formado por Henrique Marques, Heitor Shimbo e Guilherme Toldo conseguiram quebrar a sequência de resultados negativos, venceram por 45 a 43, terminando a etapa de Paris da Copa do Mundo de esgrima na 15ª colocação geral.

Mais em Esgrima