Siga o OTD

Escalada

Brasileiros quebram recordes nacionais na Copa do Mundo

César Grosso e Bianca Castro ficam distante dos líderes, mas quebram marcas do país na competição

Escalada jogos mundiais
Reprodução/Instagram

A quinta-feira (04) marcou o início da etapa de Villars, na Suíça, da Copa do Mundo de escalada. Entre os atletas envolvidos na disputa, dois brasileiros bateram o recorde nacional tanto no naipe masculino quanto no feminino. O escalador paulista César Grosso superou seu próprio resultado na modalidade Speed (Velocidade). Além dele, na mesma categoria, Bianca Castro também registrou marca expressiva e alcançou o melhor desempenho do país em sua estreia no torneio mais importante do esporte.

A carioca finalizou com o 66º lugar, a anotando o tempo de 14s28. Mesmo distante das primeiras colocações, a primeira experiência no evento foi importante para a continuação da temporada. Durante a prova, César Grosso demonstrou consistência ao executar os movimentos. Ao final, garantiu a marca de 7s14 – a anterior era de 7s32. Além disso, terminou o desafio como o terceiro melhor representante pan-americano na 39ª posição geral. Vale ressaltar que o campeonato reúne mais de 450 participantes de diferentes países e será realizado até este domingo (7). Amanhã, Grosso competirá nas qualificatórias da categoria Lead (Dificuldade).

Melhor brasileiro no ranking mundial da Federação Internacional de Escalada Esportiva (IFSC), em 36º lugar, buscando uma vaga nos Jogos de Tóquio 2020, César comemorou a nova marca e, também, a boa colocação entre os pan-americanos, deixando para trás vários competidores norte-americanos e canadenses, seus adversários por um lugar na Olimpíada, como Danny Valencia, atual campeão pan-americano combinado.

“Foi muito bom o primeiro dia de competições, o Speed. Eu estava na expectativa de quebrar o recorde brasileiro, que já era meu, e consegui. Temos duas tentativas oficiais para fazer o tempo. Logo na primeira quebrei o recorde e, na segunda, superei novamente, estabelecendo a nova marca e ficando também em uma boa colocação, começando bem esta etapa aqui na Suíça”, explicou César.

A marca anterior havia sido alcançada na etapa da Copa do Mundo de Moscou, também este ano. Na Suíça, agora, o escalador terminou a primeira tentativa com 7s21, para depois conquistar o novo recorde, com 7seg14. César treina e compete na Europa e tem como grande objetivo a conquista de uma vaga para a Olimpíada do ano que vem, quando a escalada estará no programa oficial do evento pela primeira vez.

“Comecei a treinar Speed há 14 meses. No ano passado, aqui, foi a minha primeira competição e fiz algo em torno de 10 a 11 segundos. Então já consegui baixar bastante o tempo de lá para cá. A expectativa para as próximas etapas é ir subindo posições, melhorando cada vez mais”, completou.

Mais em Escalada