Siga o OTD

Escalada

César Grosso disputa etapa da Copa do Mundo, em Munique

Brasileiro começa a competir neste sábado, às 5h55 já sonhando com uma vaga para os Jogos de Tóquio-2020. Disputa é na categoria Boulder

Cesar Grosso representa o Brasil na Copa do Mundo em Villars - ilustra também: Os brasileiros César Grosso e Felipe Ho Foganholo disputaram, neste domingo (25), a final da prova de dificuldade do Pan-Americano de Escalada. Confira!
Foto Eddie Fowke IFSC

O paulista César Grosso disputa neste fim de semana (18 e 19) a etapa de Munique da Copa do Mundo de Escalada – categoria Boulder, a quinta e penúltima da temporada 2019. Estão na Alemanha 213 atletas, de diferentes países, sendo 123 no masculino. Grosso, que já participou nas etapas de Meiringen, na Suíça, e de Moscou, na Rússia, começa a competir neste sábado às 5h55 (horário de Brasília).

Melhor brasileiro no ranking mundial  da Federação Internacional de Escalada Esportiva (IFSC), em 36º lugar, Grosso treina e compete na Europa e tem como grande objetivo a conquista de uma vaga nos Jogos de Tóquio-2020, quando a escalada fará a estreia como esporte olímpico.

O Boulder é voltado para explosão, praticado em paredes baixas, sem cordas, com a realização de movimentos fortes e explosivos. A escalada conta ainda com Lead (Dificuldade), disputada em paredes altas, com vias inéditas, de alta dificuldade, vencendo quem chegar mais alto, e com a Speed (Velocidade), em que dois escaladores enfrentam a mesma via, ganhando quem for mais rápido.

Para conquistar a vaga em Tóquio, é preciso estar preparado para competir nas três categorias, no chamado formato combinado. César participará do Boulder, em Munique, ao mesmo tempo em que já iniciou sua preparação para as etapas de Lead, que começam em julho, na Suíça. Assim como disputará o Mundial Boulder, Lead e Speed em Hachioji, no Japão, no mês de agosto, e o Campeonato Pan-Americano Combinado, em 2020, nos Estados Unidos.

Mais em Escalada