Siga o OTD

Dia das Mães

Rebeca e Etiene homenageiam e agradecem suas mães

No dia das mães, as atletas relembram trajetórias e se derretem pelas suas fãs nº 1

Rebeca Andrade - Etiene Medeiros - Dia das mães
(Acervo pessoal Etiene Medeiros e Rebeca Andrade)

Rosa Braga e Etiene Pires. Essas são as mães de duas das grandes atletas do esporte brasileiro: Rebeca Andrade, da ginástica artística, e Etiene Medeiros, da natação. E no Dia das Mães, as filhas aproveitaram para agradecê-las e se derreter por elas, que são suas maiores fãs.

“Se sou uma pessoa forte, guerreira, que luta para chegar onde quer e tenho certeza que herdei isso dela. Acho que o companheirismo e o pensar no coletivo também. Minha mãe sempre se doou muito, sempre quis ver todo mundo bem e feliz. E admiro muito isso nela”, contou Rebeca ao site do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

+ Confira todas as matérias especiais para o Dia das Mães

Rosa, mãe de oito filhos, chegou a ter dois trabalhos para sustentar a família. No entanto, não se arrepende de nada. “É difícil vê-la triste, ela é muito alegre, positiva. Está sempre sorrindo, alegrando os outros. Quando estou me sentindo um pouco para baixo, ligo para escutar a voz dela. Na hora já me sinto melhor”, fala orgulhosa a filha do meio.

Hoje, a ginasta tem 21 anos, mas começou na modalidade aos cinco anos e viu a luta da mãe para que ela seguisse seu sonho. “Ela enxergou meu talento e me apoiou, mesmo tendo que se desdobrar. Acho que isso é ser forte. Apoiar o sonho do outro, mesmo tendo que fazer sacrifícios”, concluiu Rebeca no dia das mães.

+Larissa e Babi falam de maternidade: “Assumam quem vocês são”

Mesmo nome e um só sentimento

“Minha mãe é cômica. Costumo dizer que ela não é um ser normal”, brinca a nadadora Etiene Medeiros. Mãe e filha, que têm o mesmo nome e a mesma alegria, em casa são Eni e Eninha. Em Lagoa do Araçá, Recife (PE), Eni sempre acompanhou competições e foi quem incentivou os filhos e sobrinhos a praticarem esportes.

Quando pequena, Etiene foi para a natação por causa de problemas respiratórios e se apaixonou. E a primeira atleta brasileira a conquistar uma medalha de ouro em um Mundial de Natação tem a mãe como exemplo.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

“Ela sempre foi muito guerreira, positiva, batalhadora; tem amor próprio e me ensinou a ser autêntica, nunca deixar de ser eu. Ela é tudo para mim, é muito importante na minha carreira: me incentiva, me apoia, está comigo nos momentos bons e ruins. Quando surgiam as dificuldades, com apenas um olhar, ela me dava apoio. Ela sempre foi o cuidado e dizia que estava aqui, do meu lado”, lembrou com carinho no Dia das Mães a atleta cinco vezes medalhista nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019: um ouro, duas pratas e dois bronzes.

Dona Etiene sabe que a filha está fazendo história na natação e seu coração se enche de orgulho. Já a nadadora sente a emoção da mãe. “Sempre que pode ela está presente nas competições. Quando era pequena, ela não ficava tão nervosa quanto hoje. Agora está mais emotiva. Acho que por ver que estou me tornando uma mulher, que cresci. Te amo, mainha”.

Mais em Dia das Mães