Siga o OTD

Heróis Olímpicos

Americano fez história como o rei dos saltos sem corrida

Depois de ter tido poliomelite quando criança, Ray Ewry se tornou um dos maiores atletas olímpicos de todos os tempos ao ganhar oito medalhas de ouro

Ray Ewry é um dos maiores atletas olímpicos da história, mas seu reinado aconteceu em provas que não são mais disputadas e podem até ser consideradas bizarras nos dias de hoje. Ele ganhou oito medalhas de ouro nas provas de salto em distância, salto em altura e salto triplo, mas na modalidade sem corrida. Ou seja, o atleta tinha que saltar parado, sem usar a velocidade como impulso para ir mais longe ou mais alto.

As vitórias conquistadas por Ray Ewry têm também uma boa dose de superação. O atleta teve poliomelite na infância, mas, por meio de exercícios de fisioterapia, desenvolveu uma força imensa nas pernas e se tornou o maior expoente dos saltos sem corrida.

Antes de estrear nos Jogos Olímpicos, Ray Ewry frequentou a Universidade de Purdue, entre 1890 e 1897. Lá ele foi técnico de atletismo e também jogou futebol americano. Depois de se formar em engenharia mecânica, se mudou para Nova York, onde trabalhou como engenheiro hidráulico.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Ray Ewry conciliava o atletismo com a profissão e sua estreia nos Jogos Olímpicos aconteceu em Paris-1900. Na capital parisiense, o atleta americano conquistou três medalhas de ouro no salto em altura, no salto em distância e no salto triplo.

Quatro anos depois, em Saint Louis-1904, ele foi o astro da primeira Olimpíada realizada em seu país natal ao repetir o feito e ganhar novamente as três provas para os Estados Unidos.

Em 1906, Ray Ewry disputou os Jogos Fantasmas realizados em Atenas e novamente brilhou com mais dois ouros: salto em altura e salto em distância sem corrida. O salto triplo não foi disputado.

Nos Jogos Olímpicos de Londres-1908, ele completou sua vitoriosa carreira em Olimpíadas no lugar mais alto do pódio do salto em atura e do salto em distância. A exemplo dos Jogos de 1906, o salto triplo não foi disputado.

Na época, Ray Ewry tinha 31 anos e sua carreira esportiva praticamente se encerrou junto com os saltos sem corrida, que foram disputados pela última vez em Estocolmo-1912.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Heróis Olímpicos