Siga o OTD

Curiosidades olímpicas

Quando cada esporte estreou no programa dos Jogos Olímpicos?

Saiba o ano de estreia no programa dos Jogos Olímpicos de todos os esportes que serão disputados em 2021 na Olimpíada de Tóquio

Quando cada um dos esportes estreou no programa dos Jogos Olímpicos?

De todos os esportes que estarão em disputa ano que vem em Tóquio, nove deles estiveram no programa dos Jogos Olímpicos logo na estreia da era moderna em Atenas-1896. São eles: atletismo, ciclismo, esgrima, ginástica artística, natação, remo, tênis, tiro e wrestling, todos eles disputados apenas por homens, já que naquela época não era permitida a participação de atletas mulheres.

Dos nove esportes, apenas atletismo, ciclismo, esgrima ginástica artística e natação fizeram parte de todas as 28 edições de Jogos Olímpicos realizadas até hoje. Já o remo, apesar de estar presente no programa de 1896, acabou não sendo disputado porque o mar agitado impediu a realização das provas. Apesar da ausência na estreia olímpica, a modalidade não deixou mais de estar presente.

+SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

O tiro esportivo, por sua vez, ficou de fora de duas edições: Saint Louis-1904 e Amsterdã-1928, mas esteve presente em todas as outras. Já o wrestling, como a luta olímpica é conhecida atualmente, depois de estrear em Atenas-1896, não fez parte do programa em Paris-1900 e Saint Louis-1904.

A história mais curiosa das modalidades que fizeram parte da primeira edição dos Jogos Olímpicos em Atenas-1896 é da do tênis. O esporte fez parte das Olimpíadas até Paris-1924, mas acabou deixando o programa pelos atletas terem se tornado profissionais. Apesar de ter sido disputado como demonstração na Cidade do México-1968 e em Los Angeles-1984, só voltou de forma oficial em Seul-1988.

Quando cada um dos esportes estreou no programa dos Jogos Olímpicos? Atenas-1896
Nove esportes fizeram parte da primeira Olimpíada da era moderna. Crédito: reprodução

Nos Jogos Olímpicos de Paris-1900, mais cinco esportes fizeram sua estreia no programa dos Jogos Olímpicos: golfe, hipismo, vela, rúgbi e tiro com arco. Entre as novidades da Olimpíada francesa, apenas hipismo e vela vieram para ficar. O primeiro ficou ausente apenas em Saint Louis-1904 e Londres-1908, mas voltou com tudo em Estocolmo-1912 já com as três modalidades que são disputadas até hoje: salto, adestramento e CCE. Já o segundo só não foi disputado, depois de sua estreia em Saint Louis-1904.

Os outros três estreantes em Paris-1900 sofreram para continuar no programa dos Jogos Olímpicos. O tiro com arco permaneceu até Paris-1920, mas depois foi retirado e só voltou em Munique-1972. O rúgbi, disputado inicialmente em sua modalidade XV, ficou 92 anos de fora dos Jogos e só voltou a ser disputado em 2016 como rúgbi sevens. O golfe, por sua vez, detém o recorde de esporte que mais tempo ficou de fora do programa. Ao todo, foram 112 anos, voltando a ser disputado apenas na Rio-2016.

+ CONHEÇA O BLOG CURIOSIDADES OLÍMPICAS

Os Jogos Olímpicos de Saint Louis-1904 marcaram a estreia do polo aquático e dos saltos ornamentais. Quatro anos mais tarde foi a vez do boxe, futebol e do hóquei sobre a grama entrarem no programa em Londres-1908.

Os Jogos Olímpicos de Estocolmo-1912 marcou a estreia das mulheres nos saltos ornamentais e na natação, que antes eram só disputados pelos homens, e o pentatlo moderno foi realizado pela primeira vez.

Quando cada um dos esportes estreou no programa dos Jogos Olímpicos? Antuérpia-1920
Jogos da Antuérpia-1920 foram marcados pela estreia do levantamento de peso

A Olimpíada de Antuérpia-1920 teve como novidade o levantamento de peso. Quatro anos depois, em Paris-1924, as mulheres estrearam na esgrima, 28 anos depois dos homens. Em Amsterdã-1928, atletismo e ginástica artística também tiveram provas femininas pela primeira vez.

Em Berlim-1936, o basquete masculino fez sua estreia. Depois disso, novidades só surgiram em Tóquio-1964. Na primeira Olimpíada disputada no Japão, o judô masculino fez sua estreia e também o vôlei, que já entrou no programa para homens e mulheres.

Os Jogos Olímpicos de Montreal-1976 tiveram a estreia de duas modalidades, que antes eram só masculinas, para as mulheres: basquete e remo. Na Olimpíada de Moscou-1980 foram disputados pela primeira vez os torneios femininos de handebol e hóquei sobre a grama.

Los Angeles-1984 marcou a estreia do nado sincronizado e da ginástica rítmica, modalidades exclusivamente femininas. Além disso, as mulheres disputaram pela primeira vez provas de ciclismo e de tiro esportivo.

Ping Pontos! CBTM lançará primeiro programa de fidelidade
Tênis de mesa estreou em Seul-1988 no programa dos Jogos Olímpicos (Pixabay/Brett_Hondow)

Em Seul-1988, a 470 foi a primeira classe na história da vela que foi disputada exclusivamente por mulheres nos Jogos Olímpicos. A edição olímpica sul-coreana também marcou a estreia do tênis de mesa.

Os Jogos Olímpicos de Barcelona-1992 tiveram badminton e beisebol como novidades. Além disso, canoagem e judô tiveram mulheres competindo pela primeira vez.

As novidades femininas continuaram em Atlanta-1996 com a primeira participação das mulheres no futebol e no softbol. Os Jogos disputados no ano em que o movimento olímpico completou seu centenário tiveram também a estreia do vôlei de praia.

Em Sydney-2000, dois esportes fizeram sua estreia: taekwondo e triatlo. Além disso, as mulheres ganharam ainda mais espaço ao competir pela primeira vez no levantamento de peso e no pentatlo moderno.

Brasileiros e dominicanos fazem intercâmbio no Parque Olímpico
Wrestling só passou a ser disputado por mulheres em Atenas-2004
(Saulo Cruz/Exemplus/COB)

Modalidade que fez parte da programação da primeira Olimpíada moderna, o wrestling só foi ter participação feminina 108 anos depois da estreia masculina. Foi em Atenas-2004 que as mulheres lutaram na categoria estilo livre pela primeira vez.

Já Pequim-2008 marcou a estreia da maratona aquática, que já entrou no programa com provas tanto para homens como para mulheres. Quatro anos depois, em Londres, as mulheres subiram ao ringue pela primeira vez, exatamente 100 anos depois da estreia do boxe masculino.

No Rio de Janeiro, em 2016, o rúgbi voltou ao programa dos Jogos Olímpicos depois de 92 anos. Ao invés da modalidade XV, foi disputada a modalidade sevens e pela primeira vez o esporte contou com participação feminina.

Para completar, os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, que foram transferidos para 2021 por conta da pandemia do novo coronavírus, contarão com quatro esportes estreantes: caratê, escalada, skate e surfe.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Curiosidades olímpicas