Siga o OTD

Brasil

Torben Grael é o brasileiro mais velho a ser campeão olímpico

Em Atenas-2004, Torben Grael se tornou o brasileiro mais velho a ser campeão olímpico com o ouro na classe Star conquistado aos 44 anos e 37 dias de idade

Torben Grael e Marcelo Ferreira comemoram, em Atenas-2004, a segunda medalha olímpica conquistada pela dupla (Getty Images)

Com duas medalhas de ouro, uma de prata e duas de bronze, Torben Grael é um dos maiores vencedores do país em Olimpíadas, ficando atrás apenas de Robert Scheidt e Escadinha no quadro geral tupiniquim. Mas o velejador é dono de um recorde. Em Atenas-2004, ele se tornou o brasileiro mais velho a ser campeão olímpico com o título conquistado na classe Star ao lado de Marcelo Ferreira.

Torben Grael tinha 44 anos e 37 dias de idade quando subiu no lugar mais alto do pódio nos Jogos Olímpicos de 2004. A dupla brasileira assumiu a liderança da classe Star ao vencer a terceira e a quarta regata da competição e não largaram mais a ponta. O ouro foi garantido sem que eles precisassem disputar a última das corridas.

A conquista de Torben Grael e Marcelo Ferreira foi muito valorizada, já que das 16 duplas participantes da Star em Atenas-2004, sete já haviam sido campeões mundiais em alguma classe da vela.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Com o quinto pódio de sua história olímpica, na época, Torben Grael se tornou o maior medalhista da vela, recorde que foi igualado em 2012 pelo britânico Ben Ainslie e pelo compatriota Robert Scheidt. Dos três, no entanto, Ainslie, com quatro ouros, é considerado o maior vencedor.

Robert Schedit, aliás, pode roubar o trono de Torben Grael como o mais velho brasileiro campeão olímpico da história, já que terá 48 anos em 2021, quando disputará os Jogos de Tóquio na classe laser.

+ CONHEÇA O BLOG CURIOSIDADES OLÍMPICAS

A participação de Torben Grael em Atenas-2004 foi a sexta dele em Jogos Olímpicos. O brasileiro foi prata em Los Angeles-1984 na Soling e depois disputou todas as outras edições na classe Star, conquistando bronze em Seul-1988, ouro em Atlanta-1996, bronze em Sydney-2000 e ouro em Atenas-2004.

A única Olimpíada sem medalha de Torben Grael foi em Barcelona-1992, exatamente o ano de estreia da parceria com Marcelo Ferreira. Em Seul-1988, ele competiu ao lado de Nelson Falcão na classe Star. A estreia, na Soling, em Los Angeles-1984, foi ao lado de Daniel Adler e Ronaldo Senfft.

.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Brasil